Com o intuito de celebrar o Agosto Dourado, mês de campanha sobre conscientização da importância da amamentação, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está promovendo a Semana Mundial de Aleitamento Materno. As atividades da programação, que iniciaram na quinta-feira (1º) e seguem até quarta (7), contam com ações educativas em diversos setores da Unidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o leite humano um alimento de “padrão ouro” e um aliado na redução da morbidade e mortalidade infantil. “A amamentação é o momento de estreitamento de laços entre o bebê e a mãe. Além do aspecto sentimental, o leite humano contém todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da criança nos primeiros seis meses de vida”, explica a pediatra e coordenadora do Banco, Erandy Freitas.
Banco de Leite Humano
Vinculado à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, considerada a maior e mais complexa do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o BLH do Hias possui uma equipe formada por profissionais multidisciplinares, incluindo médicos, enfermeiras, farmacêuticas, bioquímicas, técnicas de laboratório, auxiliares, atendentes e técnicas de enfermagem.
O Banco atua para orientar puérperas e lactantes com dificuldades para amamentar e para assegurar a captação e doação de leite humano às crianças que não estão se alimentando diretamente do peito das mães. “O leite humano proporciona uma nutrição completa para o bebê. Ele também é capaz de fortalecer o sistema imunológico e desenvolver a cognição da criança. No caso das mães, amamentar reduz, por exemplo, o risco de câncer de mama. Por isso a importância de insistirmos no incentivo ao aleitamento materno”, conclui Erandy Freitas.
As mães que necessitam de orientações sobre amamentação ou aquelas que querem doar leite humano podem procurar, de domingo a domingo, o BLH/Hias (Endereço: Rua Tertuliano Sales, 595B – Vila União, Fortaleza / Contatos telefônicos: 0800 280 4169 / (85) 3101-4189 – pela manhã / (85) 3101-4296 – à tarde).