Hoje, INSS começa a notificar vítimas de descontos indevidos

Beneficiários poderão confirmar autorização e solicitar reembolso pelo Meu INSS
Compartilhe:
Foto: reprodução

A partir de hoje (13), INSS começa a notificar 9 milhões de beneficiários. Aposentados e pensionistas devem informar se autorizaram descontos. Quem não autorizou poderá pedir reembolso a partir desta quarta-feira (14). Associações terão até 15 dias úteis para devolver os valores cobrados.

A partir desta terça, dia 13, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a notificar aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações. A notificação será enviada exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS e informará os valores descontados e os nomes das entidades responsáveis.

Os beneficiários deverão indicar, já nesta quarta, dia 14, se autorizaram ou não os descontos. Caso a resposta seja negativa, será possível solicitar o ressarcimento dos valores também a partir do dia 14, diretamente pelo aplicativo.

De acordo com o INSS, cerca de 9 milhões de pessoas serão notificadas. O reembolso será aplicado a descontos não autorizados ocorridos entre março de 2020 e março de 2025.

Após a manifestação do beneficiário, o INSS notificará a associação, que terá 15 dias úteis para devolver os valores e apresentar a documentação comprobatória. Se não o fizer, a entidade será acionada judicialmente.

O instituto reforça que a notificação será enviada apenas pelo aplicativo Meu INSS. Não haverá contato por telefone, SMS ou por intermediários. Em caso de dúvidas, os beneficiários devem ligar para a central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Tags:EconomiaInss

Veja também

O Portal Ceará nasce com a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado. Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público. Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.

Portal Ceará © Todos os direitos reservados