Nesta segunda-feira, dia 16, a partir das 20 horas, os candidatos à Prefeitura de Fortaleza apresentarão suas propostas para governar a cidade durante debate, transmitido por multiplataforma, pelo Grupo Otimista. O programa contará com sete nomes concorrentes e será realizado no auditório do edifício onde fica a sede do Grupo Otimista na Avenida Santos Dumont, 1510 – Aldeota.
O debate será transmitido ao vivo pela TV Otimista e também pelo canal da TV Otimista no YouTube, pelas mídias sociais O Otimista (Facebook, Instagram) e Portal. A edição do jornal impresso de terça-feira (17) trará ampla cobertura do evento, com bastidores e análises do encontro entre os candidatos.
Participam: André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União Brasil), Evandro Leitão (PT), José Sarto (PDT), Eduardo Girão (NOVO), Técio Nunes (Psol) e George Lima (Solidariedade), cujos partidos têm representação mínima de cinco parlamentares no Congresso Nacional, conforme estabelece a legislação sobre eleições.
Mediado pelo jornalista Paulo César Norões, diretor institucional do Grupo, o debate será dividido em cinco blocos. O eixo temático é composto por 12 assuntos previamente acertados com os representantes dos candidatos. São eles: Segurança, Saúde, Educação, Geração de Emprego e Renda, Cultura, Tecnologia, Tributação, Orçamento e Gestão, Turismo, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Inclusão Social, Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
“O formato do nosso debate é o que proporciona aos candidatos o maior tempo de exposição entre todos os que já foram realizados até aqui nas emissoras de televisão. Nós temos um tempo bem razoável, que dá a oportunidade dos candidatos desenvolverem o seu raciocínio, detalhar as suas propostas e, ao mesmo tempo, responder às indagações dos seus concorrentes”, ressaltou Paulo César Norões.
“O debate eleitoral é uma tradição da TV Otimista. O primeiro programa que foi ao ar em 2020, justamente entre os candidatos a prefeito daquele ano”, acrescentou.
Sistemática
O mediador irá sortear um dos 12 temas depositados em uma urna. Na sequência, o candidato formulará a primeira pergunta. O nome sorteado indicará o postulante que vai responder. A pergunta terá 30 segundos e o tempo de resposta é de 2 minutos e 30 segundos. Ainda haverá um tempo de réplica de 1 minuto e 30 segundos, seguido de tréplica com a mesma duração.
Regras foram definidas com as candidaturas
“O debate foi todo montado em cima de regras que foram abordadas com todos os representantes das candidaturas, tudo democraticamente, na perspectiva que nós possamos ter um evento que seja bastante útil não só para os candidatos, que têm a oportunidade de expor suas ideias e debater seus projetos com os adversários, mas, principalmente, para que o público possa, a partir do debate, ter mais informações que possam sustentar sua escolha”, explicou Paulo César Norões.
O candidato escolhido para responder o primeiro questionamento será o próximo a perguntar e assim sucessivamente, até que todos tenham a oportunidade de questionar e responder no bloco. Por questões de isonomia, fica estabelecido que o nome sorteado para abrir a série de perguntas será o último a responder.
A quinta e última etapa do encontro será usada para as considerações finais e cada um terá direito a 3 minutos. A ordem de fala observará a disposição dos políticos nos púlpitos, seguindo da esquerda para a direita, posições estas que serão sorteadas 30 minutos antes do horário previsto para início do programa.
Serviço
Onde acompanhar:
Canais
Claro/NET: 526 e 26
Brisanet: 181
Alares: 103
Streaming
tvotimista.com.br
Youtube @tv_otimista
Com informações do Ootimista.