Governo propõe aumento de pena para quem comprar celular roubado

Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Governo propõe aumento de pena para quem comprar celular roubado

Foto: reprodução

O governo federal está articulando um projeto que aumenta em até 50% a pena para quem compra celulares roubados, configurando o crime de receptação. A proposta também prevê punições mais severas para o furto de cabos e dispositivos eletrônicos. O projeto, sob responsabilidade do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, As informações foram divulgadas pela colunista Daniela Lima, do portal g1.

Recentemente, o presidente Lula (PT) adotou um tom mais firme sobre segurança pública. Durante a inauguração do Hospital Universitário da Uece, ao lado do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e outras autoridades, ele afirmou que o Brasil não se tornará uma “república de ladrões de celular” e que “bandidos não vão tomar o país”. Lula também defendeu a PEC da Segurança Pública e reforçou que “lugar de bandido não é na rua, assaltando as pessoas”.

A Secretaria de Comunicação do Planalto avalia que a sensação de insegurança nas grandes cidades tem recaído sobre o governo federal, e não sobre os estados, que constitucionalmente são responsáveis pelas políticas de segurança. Com isso, o governo busca reforçar suas iniciativas na área e aprovar medidas que tenham impacto positivo junto à população.

O projeto enviado ao Planalto no dia 27 prevê ampliar a pena atual para receptação, que hoje varia entre um e quatro anos de prisão. Caso aprovado, a pena mínima subirá para um ano e quatro meses ou um ano e seis meses, e a máxima pode chegar a cinco anos e dois meses ou seis anos.

Em 2023, o Brasil registrou 107 furtos de celulares por hora, mesmo com uma queda de 10% em relação a 2022, conforme o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Dados do Ministério da Justiça indicam que o comércio de smartphones tornou-se uma importante fonte de receita para organizações criminosas. O governo espera que a proposta tenha impacto tanto na segurança quanto na economia do país.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.