O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC), emitiu a certidão que autoriza o funcionamento do Polo Automotivo do Ceará, localizado em Horizonte. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e anunciada pelo governador Elmano de Freitas (PT) nesta quarta-feira, dia 26.
“Isso significa que a empresa que apresentou a proposta tem agora a garantia dos benefícios fiscais para que ela se instale no polo e passe a produzir veículos em nosso estado. Serão carros modernos, elétricos e híbridos, fabricados no Ceará. Obrigado ao presidente Lula e ao vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin! É mais desenvolvimento e empregos para nossa população!”, destacou o governador em suas redes sociais.
O projeto do complexo automotivo, apresentado ao vice-presidente Geraldo Alckmin em dezembro, ocupará a antiga estrutura da Troller na Região Metropolitana de Fortaleza. Batizado de Complexo Industrial Multimarcas, o empreendimento substituirá a produção anual de 1,4 mil veículos da Troller por uma nova planta com capacidade para até 80 mil unidades por ano.
Com foco na produção de veículos elétricos e híbridos, o polo operará em um modelo inédito de planta automotiva multimarcas no Brasil, fabricando sob encomenda. A previsão é que os primeiros veículos saiam da linha de montagem ainda neste semestre. O investimento inicial é de R$ 400 milhões, com a geração de 255 empregos diretos.
Nesta etapa, estima-se a produção de 40 mil veículos, abrangendo modelos de diferentes marcas. O Estado já firmou acordos para a fabricação de seis modelos eletrificados para três grandes montadoras internacionais.
O complexo industrial conta com a parceria da Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil, que atua no país com marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.