O Governo do Ceará promoveu, nesta quarta-feira, dia 19, a abertura do Seminário DoCEntes. Com o intuito garantir a formação continuada e valorização dos professores, bem como estimular o desenvolvimento pedagógico, científico e acadêmico destes profissionais, o evento prossegue ainda nesta quinta, dia 20 e sexta-feira, dia 21.
“É uma alegria estar aqui para encontrá-los, porque, de fato, eu penso que professores, além de cuidar da sua vida pessoal, se dedicam para a comunidade e sociedade em geral. Esse é um trabalho muito árduo, porque tem que olhar para seus alunos com a pluralidade que é a vida de cada um. São os professores que pensam em como desenvolver cada aluno apesar da dificuldade que esses jovens enfrentam e assim possam alcançar resultados que podem significar mudança plena”, pontuou o governador. “Nós temos que valorizar esses profissionais, que o Ceará tem os melhores do país”, complementou.
A valorização dos professores e investimento na área da educação vem sendo um dos focos da gestão. Na última semana, o chefe do Executivo cearense anunciou o reajuste de 6,27% do piso salarial para professores da rede pública estadual. O projeto de lei está na Assembleia Legislativa. “Esses professores, da Rede Pública de Ensino do Ceará, além de educar os nossos jovens, se dedicam a fazer pesquisa, a refletir como inovar a maneira de fazer educação e têm a disposição de compartilhar as experiências. Assim, o único resultado é a educação do Ceará melhorando ainda mais”.
A secretária da Educação, Eliana Estrela, destacou a importância dos encontros de formação para a educação cearense. “Eu sempre digo como é importante valorizar esse momento. Porque aqui é a oportunidade de compartilhar as nossas pesquisas, nossos estudos e vivenciar novos saberes. Isso é fundamental para o nosso dia a dia como professores”.
Com um público de 860 docentes e 497 trabalhos aprovados, tendo oito produtos de Inovação Pedagógica, a secretária Eliana Estrela enfatizou que admira o fato de todos os trabalhos terem sido feitos a partir de vivências em sala de aula. “Eu admiro e respeito muito os autores de obras importantes que nos ajudam muito, respeito muito as pesquisas também, mas nada mais valioso do que o pesquisador-professor, que tem o laboratório vivo no seu dia a dia, a pesquisa no chão da sala de aula”, ressaltou Eliana Estrela.
Compartilhar saberes
O encontro acadêmico, que acontece anualmente, este ano está na sua 6ª edição, com o tema: “Educação e equidade de gênero: contribuições docentes para uma escola plural, inclusiva e acolhedora”. Na ocasião, os professores, que atuaram com o mesmo tema nas escolas durante o ano de 2024, compartilham conhecimentos. O professor de Filosofia Assunção Silva, da Escola em Tempo Integral Professor José Maria Campos de Oliveira, do bairro Conjunto Ceará, é um dos professores dispostos a compartilhar conhecimento com os colegas de profissão.
“Na minha primeira experiência aqui, em 2019, eu vim apenas como ouvinte, mas foi tão enriquecedor, que nos anos seguintes eu quis apresentar também, compartilhar conhecimento”, comentou o professor. Este ano, Assunção apresentará a pesquisa na área de ciências humanas sobre tecnologias aplicadas ao foco da aprendizagem. “Esse encontro demonstra o compromisso e a dedicação em promover e disseminar pesquisas inovadoras e práticas pedagógicas para uma melhoria na educação. Aqui é um espaço único, um momento para reflexão, discussão e aprendizado mútuo”, completou.
Os professores Marcos e Elimar, de Sobral, também levaram os seus saberes para compartilhar. A dupla apresentou para os colegas uma forma de interação nos ambientes digitais que busca prender a atenção do estudante. “Aqui trouxemos uma mostra da nossa sala de inovação, que temos em Sobral, onde trabalhamos com a realidade aumentada para auxiliar no aprendizado dos alunos. A gente constrói, através da tecnologia, um ambiente imersivo, que interage com o professor e o estudante”, explicou o professor Marcos.
As Salas de Inovação Pedagógica e de Interação, apresentadas pelos professores Marcos e Elimar, estão disponíveis para visitação durante o evento, e consistem em amostras do Núcleo de Inovação, espaço destinado à produção de conteúdos multimídia aos alunos. O Núcleo será inaugurado na Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), no município de Sobral, ainda no primeiro semestre de 2025, e faz parte da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (Reih), criada pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As salas de inovação e de interação propõem-se a explorar soluções educacionais com recursos digitais para apoiar os professores da rede pública estadual.
Para Vagna Brito, coordenadora da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), uma das responsáveis pelo evento, os resultados colhidos nestes três dias de encontro são essenciais para a melhoria das práticas pedagógicas. “O seminário DoCEntes está na 6ª edição e acontece anualmente. Ele traz professores que pesquisam, que são pesquisadores do contexto da escola, e que se dispõem a mostrar aqui as suas práticas docentes. Aqui temos a oportunidade de eles socializarem e isso reverberar na melhoria das práticas pedagógicas e da aprendizagem dos nossos estudantes”, concluiu.