Search
Close this search box.

Governo do Ceará lança Empodera, política de prevenção à violência de gênero

O projeto é direcionado a mulheres de 18 a 55 anos, em situação de violência doméstica e familiar, que residem em territórios vulneráveis
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Governo do Ceará lança Empodera, política de prevenção à violência de gênero

O projeto é direcionado a mulheres de 18 a 55 anos, em situação de violência doméstica e familiar, que residem em territórios vulneráveis
foto: reprodução

Nesta segunda-feira, dia 18, o Governo do Estado lançou, por meio do  Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), o Projeto Empodera, política de prevenção à violência de gênero direcionado a mulheres de 18 a 55 anos, em situação de violência doméstica e familiar, que residem em territórios vulneráveis gênero. A meta, até 2026, é atender 920 mulheres em 10 municípios. O evento foi comandado pela vice-governadora Jade Romero, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

“Gostaria de agradecer a toda a equipe do PReVio por esse trabalho e tantos outros projetos e programas desenvolvidos. O PReVio é bastante importante dentro de uma articulação para que possamos avançar no Ceará. Essa articulação entre órgãos, os Poderes, é fundamental para que possamos conseguir êxito na nossa missão que é buscar um Ceará cada vez mais justo. O Empodera vem para que essas mulheres possam ter uma vida plena, justa, digna. A partir daí, com a devida capacitação, possa se qualificar e ter o apoio necessário para encerrar esse ciclo de violência. Não é só uma questão de vontade, mas sim de oportunidade. E o Empodera dá essa oportunidade para essas mulheres”, destacou a vice-governadora Jade Romero.

O Empodera visa capacitar as mulheres para a criação de empreendimentos que possam garantir a autonomia das vítimas. Apenas para 2024, o Governo do Estado tem o objetivo de atender 280 pessoas. Os municípios abrangidos são Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Juazeiro do Norte e Crato. São priorizadas mulheres que possuem medida protetiva de urgência expedida e/ou solicitada.

Coordenador do PReVio, Avilton Júnior ressaltou o potencial e o poder de transformação por meio do Empodera. “Nossa expectativa é transformar a vida dessas mulheres e famílias por meio do Empodera. Esses próximos meses serão de muito aprendizado e satisfação em poder ajudar todas essas pessoas”, disse.

As mulheres selecionadas terão direito a uma bolsa de R$ 400, vinculada a frequência, por sete meses, além de Capital Semente ao final da capacitação, no valor de R$ 2.000,00, para darem início aos próprios negócios. A triagem das beneficiadas será feita junto às Casas da Mulher Brasileira, Municipal e Cearense, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV) e Redes Municipais de atendimentos especializado.

Fases do Projeto

O Empodera se divide em três fases: Fortalecimento Emocional, Empoderamento Econômico e Incubadora. No primeiro momento, as mulheres acessarão informações e também irão refletir sobre autoimagem, gênero, direitos humanos, saúde mental e trabalho. Na sequência, as beneficiadas passam por formação voltada para o letramento digital, os aspectos financeiros de negócios alinhados à economia solidária e aelaboração de um Plano de Empreendimento Solidário. Já o último período tem como objetivo a implementação dos empreendimentos solidários, sob orientação e consultoria técnica.

Defensora geral do Ceará, Samia Farias agradeceu o Governo do Estado pelo apoio e por mais uma ação voltada para as mulheres. “Quem trabalha com violência doméstica sabe que as maioria das mulheres sofre a violência psicológica, inicialmente, e também patrimonial. Para quebrar com esse ciclo não basta apenas a denúncia, mas também a atuação de uma rede de apoio. No Ceará, essa rede vem de forma integrada também pelo meio do empodera. A Defensoria é uma parceria do Governo do Estado e eu gostaria de parabenizar a todos por essa ação, um movimento com um olhar diferenciado, que visa dar uma nova oportunidade de vida para essas mulheres”, pontuou.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.