Governo do Ceará anuncia concurso público para o Corpo de Bombeiros

A seleção aceitará candidatos de ambos os sexos, com reserva de 15% das vagas para mulheres.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Governo do Ceará anuncia concurso público para o Corpo de Bombeiros

A seleção aceitará candidatos de ambos os sexos, com reserva de 15% das vagas para mulheres.
Foto: reprodução / Carlos Gibaja - Casa Civil

O Governo do Ceará anunciou, nesta segunda-feira (28), a abertura de concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), com 450 vagas imediatas para o cargo de soldado e formação de cadastro de reserva. O salário inicial é de R$ 5.893,30. As inscrições ocorrerão entre 14 de maio e 2 de junho.

O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas em suas redes sociais. “Temos a necessidade da ampliação de várias atuações do Corpo de Bombeiros no estado, com a reestruturação que fizemos aprovada pela Assembleia Legislativa”, explicou. O edital será publicado no site da Academia Estadual de Segurança Pública (aesp.ce.gov.br) e no Diário Oficial do Estado.

Das vagas abertas, 360 são destinadas à ampla concorrência e 90 para candidatos negros. Para o cadastro de reserva, serão 900 vagas, mantendo a divisão proporcional. As informações também estarão disponíveis nos sites da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (sspds.ce.gov.br) e do CBMCE (bombeiros.ce.gov.br).

O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, destacou a importância do concurso para a reestruturação das forças de segurança. “É com muita alegria que anunciamos a abertura desse concurso, trazendo pessoas novas, sonhadoras, que querem servir à nossa população”, declarou.

A seleção aceitará candidatos de ambos os sexos, com reserva de 15% das vagas para mulheres. A organização do concurso ficará sob responsabilidade da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). Para participar, é necessário ter entre 18 e 29 anos, ensino médio completo e carteira de habilitação categoria B.

O processo seletivo será dividido em cinco etapas: prova objetiva, exames de saúde e psicológico, teste físico e investigação social. Durante o curso de formação, os aprovados ingressam como aluno-soldado, recebendo R$ 2.935,04. Após a conclusão, serão promovidos a soldado.

Cláudio Barreto, comandante-geral do CBMCE, lembrou que a convocação ocorre em um ano simbólico para a corporação, que celebra 100 anos. “Este é um momento único e aguardado por todos que virão fazer parte da nossa história”, afirmou.

O diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto, garantiu que a instituição está pronta para formar os novos bombeiros. “Essa é mais uma importante ação para fortalecer nossas forças de segurança”, ressaltou.

O Governo do Ceará tem ampliado o efetivo das corporações, com mais de 3 mil novos profissionais incorporados nos últimos dois anos. Além disso, concursos em andamento para a Polícia Militar e Polícia Civil somam mais de 1.600 vagas abertas.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.