O projeto Geração Tech está disponibilizando mil oportunidades de formação para jovens interessados na área de tecnologia. As vagas serão distribuídas entre 400 estudantes em aulas presenciais e 600 em cursos online, destinados a residentes do Ceará. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet até o dia 10 de maio.
Para se inscrever no Geração Tech, é necessário preencher alguns critérios, incluindo ter entre 18 e 29 anos, residir no Ceará, possuir diploma do Ensino Médio e ter conhecimentos básicos de Informática, além de ter uma renda per capita de até meio salário mínimo ou uma renda familiar de até 3 salários mínimos, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Candidatos na modalidade online precisam ter acesso a um computador ou notebook e à internet, sendo dada preferência aos alunos de escolas públicas durante a seleção.
Após o período de inscrição, os candidatos serão avaliados e os nomes dos selecionados serão divulgados. As matrículas estarão abertas de 27 de maio a 6 de junho. O projeto é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) em parceria com o Governo do Ceará, através da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).
Os cursos oferecidos incluem formação intensiva em desenvolvimento web full stack, abrangendo todas as etapas de criação de sites e aplicativos, desde a interface até a estruturação interna e bancos de dados, com ensino de HTML5, CSS3, Javascript, React, entre outras tecnologias.
Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará, destaca a necessidade de preencher lacunas de talento no mercado de tecnologia, ressaltando o potencial dos jovens a ser explorado. Para a Adece, essa iniciativa reflete o compromisso do Governo do Estado em investir na capacitação da juventude cearense e fortalecer o setor de tecnologia na região. Danilo Serpa, presidente da Adece, destaca o papel estratégico do programa para o crescimento futuro do Estado.