Nesta quinta, dia 8, a tradicional fumaça branca emergiu da chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso na escolha do novo líder da Igreja Católica.
A eleição ocorreu no segundo dia de votações, após quatro rodadas de escrutínio.O anúncio oficial será feito em breve pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, que proclamará da varanda central da Basílica de São Pedro as palavras “Habemus Papam”, revelando o nome e o título papal escolhido pelo novo pontífice.
Em seguida, o papa recém-eleito fará sua primeira aparição pública para os fiéis reunidos na Praça de São Pedro, concedendo a tradicional bênção “Urbi et Orbi”.O conclave foi convocado após o falecimento do Papa Francisco em 21 de abril de 2025.
Participaram do processo 133 cardeais eleitores com menos de 80 anos, representando diversas regiões do mundo. Para a eleição, era necessário que um candidato obtivesse pelo menos dois terços dos votos, ou seja, 89 votos.
Entre os nomes mais mencionados como possíveis sucessores estavam os cardeais Pietro Parolin, Luis Antonio Tagle, Pierbattista Pizzaballa, Matteo Zuppi e Peter Erdö. A identidade do novo papa será conhecida oficialmente nas próximas horas, encerrando o período de expectativa e oração para os católicos ao redor do mundo.