O Dia Livre de Impostos será realizado em Fortaleza e Região Metropolitana no próximo dia 29 de maio. A iniciativa, promovida pela CDL Jovem Fortaleza em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), oferece produtos e serviços com descontos que simulam a retirada de tributos do preço final.
A expectativa é reunir mais de 500 empresas participantes. Entre elas estão redes como RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, Shopping Eusébio, 23 lojas do Pinheiro Supermercado, 15 unidades da Magazine Luiza e 8 lojas da Acal. Os descontos podem chegar a até 70%, conforme decisão dos lojistas e dos produtos incluídos.
Segundo a presidente da CDL Jovem Fortaleza, Máyra Thé, além dos preços mais baixos, o objetivo da ação é promover o debate sobre o peso da carga tributária no Brasil e incentivar a discussão sobre a necessidade de modernização do sistema.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2024 o brasileiro trabalhou, em média, até 28 de maio apenas para pagar tributos. Isso representa 149 dias de trabalho, o equivalente a uma carga tributária de 40,71% sobre renda, patrimônio e consumo.
Criado em 2006, o Dia Livre de Impostos se consolidou como uma das maiores mobilizações do varejo em defesa de um sistema tributário mais justo. Em 2023, mais de 40 mil lojistas participaram da campanha em todo o país. A CDL Jovem Fortaleza, responsável pela organização local, atua na formação de jovens empreendedores e promoção de ações voltadas ao fortalecimento do comércio e à conscientização da sociedade.