Fortaleza foi oficialmente anunciada como uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil. A confirmação foi feita nesta terça-feira, dia 7, pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e pelo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão. O torneio, com participação de 32 seleções, acontecerá entre 24 de junho e 25 de julho, com a seleção brasileira já garantida na disputa por ser o país anfitrião.
O governador Elmano de Freitas celebrou a escolha da capital cearense e agradeceu o empenho das equipes envolvidas. “Estamos em um momento muito importante, um dia em que Fortaleza é escolhida no cidade-sede da Copa do Mundo. Gostaria de agradecer as equipes da Prefeitura e do Governo, a Federação Cearense de Futebol, nossos parceiros. A nossa cidade vai ser falada no mundo inteiro e estaremos todos juntos para fazer uma belíssima competição. Viva Fortaleza”, declarou.
A inclusão da Arena Castelão como um dos palcos da competição reforça a relevância da infraestrutura esportiva da cidade. O estádio, que já recebeu partidas da Copa do Mundo de 2014, volta a figurar entre os grandes centros do futebol mundial. O evento também deve impulsionar o turismo e a economia local.
Além de Fortaleza, outras sete cidades brasileiras sediarão jogos do torneio: Rio de Janeiro (Maracanã), São Paulo (Neo Química Arena), Belo Horizonte (Mineirão), Recife (Arena Pernambuco), Salvador (Fonte Nova), Brasília (Mané Garrincha) e Porto Alegre (Beira-Rio).
O Secretário do Esporte do Ceará, Rogério Pinheiro, também celebrou a escolha e afirmou que o Estado agora busca sediar a partida de abertura. “A emoção nos transbordou. Trabalhamos para sempre entregar o melhor possível para o público cearense”, disse. A expectativa é de que Fortaleza receba jogos da fase de grupos e, possivelmente, do mata-mata.