Um estudo elaborado pelo Ministério da Economia e divulgado nesta semana mostra que Fortaleza está na lista das 10 cidades mais competitivas do país é o que diz o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) de 2022.
O estudo foi divulgado nesta semana pelo Governo Federal e demonstra a eficiência das estratégias e mecanismos utilizados na capital cearense para o contínuo crescimento, com pontuações bem acima das médias regional e nacional, no universo de 5.565 cidades.
A avaliação feita no ICM é transversal, abordando vários aspectos fundamentais ao desenvolvimento e equilíbrio de uma grande e importante cidade como Fortaleza. Com pontuação final de 568.7, o Município se destacou no Nordeste (média 434.3) e no Brasil (média 473.9), levando em consideração 9 itens avaliados pelo estudo.
A cidade teve especial destaque nos tópicos “Empreendendo no Município”, “Concorrência em Serviços Públicos”, “Segurança Jurídica”, “Contratando com o Poder Público” e “Construindo no Município”, onde a nota mais que dobrou a média nacional: 69.5 diante de 33.9. O arcabouço de legislações e a estrutura sólida da nossa Governança Digital, responsável pelo recorde na emissão de alvarás de construção em 2022, corroboram para os resultados positivos.
O prefeito de Fortaleza em exercício Élcio Batista comemorou o resultado do estudo, que reforça a gestão “eficiente, transparente e integrada com o meio ambiente”. “Fortaleza, hoje, é vista com confiança e interesse por investidores e pela população brasileira em geral. Estes rankings evidenciam isso. São o resultado da ampliação que fizemos, nos últimos anos, da nossa capacidade de investir, principalmente nas transformações urbanas relacionadas à redução das desigualdades. O impacto desses investimentos tem como resultado uma cidade mais atraente para o turismo e com um bom ecossistema de negócios. Isso passa necessariamente por uma gestão eficiente, transparente e integrada com o meio ambiente”, comentou.
Para a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo, o estudo comprova e reconhece os esforços na busca por uma cidade em contínua evolução e equilíbrio. “A nossa cidade merece o melhor de nós. Trabalhamos ininterruptamente para que Fortaleza siga em destaque entre as cidades brasileiras. Estudos como o ICM e, mais recentemente, o Bloom Consulting, onde ficamos em 5º como a melhor cidade do Brasil para visitar, viver e investir, reforçam os acertos desta caminhada”, disse.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza.