A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), iniciou, nesta quarta-feira, dia 26, uma rodada de reuniões com representantes do Banco Mundial (Bird). O objetivo da iniciativa, que seguirá até a sexta-feira, dia 28, é captar investimentos para o desenvolvimento de projetos voltados à educação infantil e inclusiva.
Participaram da abertura o secretário da Educação, Idilvan Alencar; a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão; os representantes do Bird, Leandro Costa e Marcelo Pontes; e a ex-governadora Izolda Cela.
O titular da SME, Idilvan Alencar, destacou que serão apresentados os números e resultados da educação básica, além de projetos futuros como o Pé de Meia municipal.
“Nosso objetivo, neste primeiro momento, é apresentar os números da SME ao Banco Mundial. A equipe passará três dias conosco e, durante esse período, vamos apresentar projetos estratégicos da gestão Evandro Leitão. Além da SME, várias pastas estratégicas vão participar, como Primeira Infância, Planejamento e Finanças. Também vamos apresentar ações macro, como o Pé de Meia Municipal, uma iniciativa do plano de governo, pois o banco já financia ações semelhantes ao redor do mundo.”
Leandro Costa, economista-sênior do Bird, ressaltou que a instituição busca formar parcerias para o desenvolvimento econômico e social, e que a missão em Fortaleza tem o objetivo de fortalecer a proteção às crianças.
“O Banco Mundial é uma instituição multilateral que apoia os governos no desenvolvimento de projetos. Nosso objetivo é discutir uma proposta de apoio para Fortaleza no desenvolvimento de políticas para a infância, que podem ser lideradas pela educação, mas também contemplar áreas como proteção social, saúde e primeira infância.”
A primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, também celebrou o encontro.
“Esse encontro é muito importante, pois são parcerias como essa que possibilitam grandes investimentos e ações no nosso município. Queremos focar, principalmente, no bem-estar das nossas crianças. A educação é a porta de entrada para o desenvolvimento infantil e uma ferramenta fundamental para orientar e dar suporte às famílias de Fortaleza.”