O município de Fortaleza está em segundo lugar na lista de cidades que apresentam melhores condições para o empreendedorismo no Nordeste. O relatório divulgado segundo o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) é referente ao período 2022/2023.
Fortaleza evoluiu 20 posições no ranking, avançando da 56ª para 36ª colocação. A capital cearense que estava em terceiro no Nordeste com melhor ambiente para a cultura inovadora, agora está em segundo, ficando atrás apenas de Recife.
O relatório é produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e abrange os 101 municípios mais populosos do Brasil, organizados de acordo com as melhores condições para empreender. Para sua elaboração são consideradas sete determinantes, são elas: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Entre todos os determinantes, além de inovação, Fortaleza também apresentou crescimento em acesso a capital, saindo do 28º para 26º lugar, e cultura empreendedora, também saltando da 28ª para 26ª colocação.
Confira a colocação de Fortaleza em cada área pesquisada do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022/2023:
Ambiente regulatório: 24ª
Infraestrutura: 30ª
Mercado: 83ª
Acesso a capital: 26ª
Inovação: 36ª
Capital humano: 87ª
Cultura empreendedora: 26ª
Ranking geral: 43ª