A Prefeitura de Fortaleza anunciou a abertura de postos de saúde também neste domingo, dia 18, das 8h às 17h, com foco no atendimento pediátrico. A medida tem como objetivo ampliar a assistência às crianças durante o período de aumento nas viroses respiratórias.
Além do atendimento nos fins de semana, a prefeitura também promove uma integração entre hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais serviços de saúde estaduais. A orientação é que casos leves sejam direcionados aos postos de saúde, enquanto situações de maior complexidade devem ser encaminhadas às UPAs ou hospitais.
De janeiro a abril de 2025, cerca de 13 mil crianças com síndrome gripal foram atendidas nos postos de Fortaleza, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde. A gestão municipal reforça medidas preventivas, como higienização das mãos, uso de máscaras, vacinação em dia e isolamento em casos sintomáticos.
As unidades abertas incluem os postos Francisco Domingos da Silva, Fátima Maria Quezado Fernandes, Waldemar de Alcântara, Maria José Turbay Barreira, Argeu Herbster, Melo Jaborandi, Eliézer Studart e Raimundo Pontes Filho, com variações conforme o dia.