O comércio de Fortaleza projeta um faturamento de R$ 422 milhões no Dia das Mães de 2025, um aumento de 7,4% em comparação com o ano passado. O levantamento, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio-CE, revela que a data será a segunda mais importante para o varejo local, atrás apenas do Natal.
A pesquisa indica que 58,5% dos consumidores de Fortaleza planejam fazer compras para a data, sendo que a maioria (73%) pretende celebrar o Dia das Mães em casa. Além disso, 14% afirmaram que irão comemorar em restaurantes, e 60,2% dos entrevistados disseram que comprarão pelo menos dois presentes.
Os itens mais buscados pelos consumidores são roupas (38%), perfumes e cosméticos (37%), seguidos por calçados e bolsas (11%). Também estão entre as preferências chocolates (9%), flores (8,8%) e joias e bijuterias (8,6%). O valor médio estimado para cada presente é de R$ 282, e a maioria (58%) dos entrevistados planeja pagar à vista.
A pesquisa destaca que os shoppings centers são os locais preferidos para as compras, com 36,6% das pessoas optando por esse tipo de estabelecimento. Lojas de rua e plataformas de comércio eletrônico são alternativas apontadas por 27,9% e 10% dos consumidores, respectivamente.
Apesar de desafios econômicos como a inflação persistente e o endividamento elevado, o levantamento aponta otimismo entre os consumidores, sustentado pela melhora no mercado de trabalho e pelo crescimento do emprego formal no Ceará. Esses fatores são vistos como fundamentais para o aquecimento do comércio em um período tradicionalmente mais fraco.