O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, se reuniu nesta quarta-feira, dia 19, com secretários municipais para discutir formas de melhorar a limpeza urbana na cidade. Durante o encontro, foram apresentadas estratégias para conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo e fortalecer parcerias com catadores e associações das áreas mais afetadas pelo acúmulo de resíduos.
“Nossa meta é entregar resultados concretos para Fortaleza. Além de intensificar a limpeza da cidade, queremos sensibilizar os moradores sobre a importância da manutenção dos espaços públicos. Para isso, vamos envolver os catadores e associações locais, criando um sentimento de pertencimento. Também vamos reforçar a fiscalização contra grandes geradores de lixo e quem descarta resíduos de forma irregular”, destacou o prefeito.
Regionais terão mais protagonismo
Para garantir mais eficiência nos serviços de limpeza e manutenção urbana, Evandro afirmou que as Secretarias Regionais terão um papel ainda mais ativo, especialmente com a reforma administrativa que será analisada pela Câmara Municipal.
“Com essa nova estrutura, as Regionais terão mais autonomia para executar serviços como limpeza, poda de árvores, manutenção da sinalização e recuperação asfáltica. Elas já conhecem os pontos mais críticos da cidade e poderão agir de forma mais rápida”, explicou.
Engajamento da população e reconhecimento dos bairros
A vice-prefeita Gabriella Aguiar reforçou que a gestão quer envolver a população nessa iniciativa e relembrou a extinção da Taxa do Lixo.
“Queremos incentivar os bairros a cuidarem melhor dos seus espaços e estudar formas de reconhecer aqueles que mais se dedicarem à limpeza urbana. O prefeito que, no primeiro dia de mandato, extinguiu a Taxa do Lixo, será o mesmo que vai deixar Fortaleza mais limpa”, afirmou.
A reunião contou com a participação de secretários e representantes de órgãos como Etufor, UrbFor, Seuma, AMC, Sesec, Agefis, ACFor, Segov, além da Vice-Prefeitura, das pastas de Relações Comunitárias, Articulação Política, Chefia de Gabinete e das 12 Secretarias Regionais.