A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta segunda, dia 12, a reforma da Estátua de Nossa Senhora de Fátima e da Praça Pio IX, no bairro de Fátima. As intervenções, executadas pela Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), vinculada à Secretaria de Governo (Segov), foram concluídas antes das tradicionais celebrações do dia 13 de maio — data em que milhares de fiéis participam de missas, procissões e homenagens no Santuário de Fátima.
Destacando a importância dos espaços públicos para o bem-estar da população, o prefeito Evandro Leitão celebrou a entrega do equipamento e garantiu que todas as praças da cidade serão bem cuidadas durante a gestão, com a realização das reformas que forem necessárias.
A estátua, um dos principais símbolos afetivos do Bairro de Fátima, passou por um processo de recuperação
“Para além da sensação de segurança que proporciona, a reforma de uma praça é um acolhimento que a gente dá às famílias, e a garantia de pontos de encontro e convivência para pessoas de todas as idades. Esta praça e a estátua têm um simbolismo muito forte, e elas estavam precisando de cuidados. Nós temos mais de 150 praças em Fortaleza. Vamos fazer todas as intervenções necessárias para que elas ofereçam conforto e qualidade de vida para a população”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
A vice-prefeita Gabriella Aguiar reforçou o compromisso da gestão de cuidar dos espaços públicos da cidade. “É muito importante que a gente vá cada vez mais ocupando a cidade, vivendo a cidade. Isso inclui, sim, cuidar de tudo que é público, em especial em locais como esse, em que há oração, fé e bem-estar.”
A estátua, um dos principais símbolos afetivos do Bairro de Fátima, passou por um processo de recuperação com reforço da estrutura interna, a recuperação de danos causados por intempéries — como rachaduras, reboco e gesso, tanto na parte interna quanto externa —, além da aplicação de uma capa de resina para impermeabilização e a pintura completa da imagem.
Por sua vez, a Praça Pio IX recebeu manutenção do piso, bancos, lixeiras, brinquedos do parquinho e da academia ao ar livre. A quadra esportiva teve toda a tela substituída, e as tabelas de basquete e traves foram recuperadas, recebendo redes novas. O espaço ganhou, ainda, novas rampas de acessibilidade, piso tátil e corrimões, garantindo inclusão e segurança para todos os frequentadores.
Segundo o coordenador especial de Apoio à Governança das Regionais, Osmar Baquit, a restauração da estátua e a reforma da praça atendem às demandas da população. Identificamos que a praça e a estátua estavam abandonadas, e o prefeito Evandro Leitão, atento às demandas da sociedade, prontamente determinou a realização da reforma. O investimento foi de aproximadamente R$ 500 mil, e a população está recebendo o equipamento requalificado antes dos festejos de 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima”, informou Baquit.
O projeto também incluiu melhorias no paisagismo, com poda das árvores, substituição da iluminação por lâmpadas de LED e reforço na iluminação do entorno da igreja, promovendo mais conforto e segurança para a população.
Com cerca de 15 metros de altura e inaugurada em 2007, a estátua de Nossa Senhora de Fátima completa 17 anos em 2025. Além da segurança dos pedestres que circulam pela região, a entrega da obra reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos espaços públicos e da fé popular, especialmente em um dos locais mais simbólicos de devoção em Fortaleza.
Segundo o padre Ivan Sousa, pároco da igreja Nossa Senhora de Fátima, a reforma da estátua e da praça contribui para a concretização do objetivo de que o espaço proporcione serenidade, tranquilidade para os fortalezenses, além de ser um local de oração.
Aqui é um lugar de devoção. As pessoas que passam pela praça têm um momento de oração, e elas querem rezar, querem acender as suas velas, querem pagar as suas promessas, então restaurar essa imagem é devolver essa graça às pessoas que aqui estão, e às pessoas de fé.
A dona de casa Edineia Ferreira Américo se surpreendeu ao sair da Igreja Nossa Senhora de Fátima. “Eu não sabia da reforma. Vim assistir a missa das 17h30, entrei na igreja ajoelhada, e quando eu saí já era noite, aí eu vi a santa iluminada, linda demais.”
Frequentando a Igreja e a praça Pio IX há mais de 50 anos, a aposentada Maria Pimentel celebrou a reforma. “A praça estava péssima, toda quebrada, arrebentada. Agora é outra praça, novinha. A santa estava enferrujada e rachada, parecia que ela estava com raiva, e agora está belíssima, dá gosto de olhar”, comparou.