Segundo um levantamento da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgado nesta quarta-feira, dia 18, o Ceará se destacou como o único estado do Nordeste onde a maioria da população declarou ter lido algum livro nos últimos três meses. No estado, 54% dos entrevistados foram classificados como leitores, superando a mídia nacional sem hábito de leitura.
Enquanto a região Nordeste registrou uma redução de cinco pontos percentuais na proporção de leitores em comparação com a pesquisa anterior, o Ceará manteve um bom desempenho no índice de leitura.
“Apenas no Ceará a maioria da população manteve o hábito de leitura, com 54% dos entrevistados lendo total ou parcialmente ao menos um livro nos últimos três meses”, aponta o estudo. A pesquisa inclui tanto livros impressos quanto digitais, abrangendo diversos gêneros, como obras didáticas, bíblias e livros religiosos.
Os percentuais de leitura nos últimos três meses nos estados do Nordeste são:
- Ceará: 54%
- Pernambuco: 46%
- Maranhão: 45%
- Bahia: 42%
- Sergipe: 40%
- Alagoas: 39%
- Paraíba: 38%
- Rio Grande do Norte: 33%
No âmbito nacional, o Ceará ficou em segundo lugar no ranking de leitores, atrás apenas de Santa Catarina, que alcançou 64% de leitores no período. A mídia nacional indica que 47% dos entrevistados leram algum livro nos últimos três meses, evidenciando uma redução no hábito de leitura em relação aos levantamentos anteriores. No Brasil, 53% da população afirmou não ter lido sequer parte de um livro no último trimestre.
Considerada uma pesquisa mais abrangente sobre o comportamento dos leitores no Brasil, o estudo foi realizado pelo Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), com 5.504 pessoas entrevistadas entre 30 de abril e 31 de julho de 2024, em 208 municípios.