Estudantes brasileiros foram premiados na Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) 2025, considerada a maior feira internacional de ciência e engenharia para estudantes pré-universitários. O evento ocorreu entre os dias 10 e 16 de maio em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos, e reuniu mais de 1.600 finalistas de cerca de 60 países.
Entre os premiados estão os cearenses Isabelle de Sousa Battocchio e Miguel Ribeiro da Silva Marconi Coelho Reis, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (E.E.M.T.I.) Marconi Coelho Reis, localizada no município de Cascavel. O projeto apresentado pelos estudantes, intitulado “Watreat: membrana biopolimérica para tratamento de água”, recebeu o 4º lugar na categoria Environmental Engineering (Enev), na modalidade Grand Awards Ceremony.
O projeto foi orientado pelos professores Heloina Lopes Capistrano e Francisco Augusto Oliveira Santos. A dupla recebeu o valor de US$ 600 como prêmio. A participação dos alunos foi patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.
A delegação brasileira contou com 28 estudantes, sendo 15 selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e 13 pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). No total, os brasileiros conquistaram cinco prêmios, com projetos de alunos do Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
As premiações da feira foram divididas em duas categorias: Grand Awards Ceremony, com reconhecimento para os melhores trabalhos em 22 áreas temáticas, e Special Awards Ceremony, com distinções oferecidas por universidades e instituições de pesquisa internacionais.