A Enel Ceará solicitou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a renovação antecipada de sua concessão de distribuição de energia por mais 30 anos. Embora o contrato atual só expire em 2028, a empresa busca garantir a continuidade dos serviços antes desse prazo. O pedido foi formalizado na última sexta-feira, dia 28, e comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Além do Ceará, a Enel pretende prorrogar concessões em 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e 66 no Rio de Janeiro. No comunicado à CVM, a empresa afirmou que “manterá seus acionistas e o mercado informados sobre qualquer evento relacionado ao pedido de antecipação da concessão”.
Expansão e modernização da rede elétrica
A Enel anunciou um plano de investimentos de R$ 7,4 bilhões até 2027, um aumento de 54% em relação ao projeto anterior. Os recursos serão aplicados na construção de 13 novas subestações e na modernização de outras 85, beneficiando cerca de 3 milhões de clientes. Além disso, a companhia planeja instalar mais de 600 km de rede de alta tensão para reforçar o fornecimento de energia.
As novas subestações serão implantadas em Fortaleza (Ancuri e Hospital UECE), Aquiraz (Porto das Dunas), São Gonçalo do Amarante (ZPE), Banabuiú, Barroquinha, Caririaçu, Cascavel (Cristais), Caucaia (Nova Metrópole), Hidrolândia, Missão Velha, Tabuleiro do Norte e Uruoca.
Melhorias na qualidade do serviço e novas tarifas
Os novos contratos exigirão maior qualidade na prestação dos serviços, com foco na redução do tempo e frequência das interrupções, especialmente em áreas rurais. Também serão estabelecidas metas para agilizar a recomposição do fornecimento de energia após eventos climáticos severos.
Além disso, serão introduzidas novas opções tarifárias, incluindo tarifas pré-pagas, valores diferenciados por horário ou período do ano, tarifas específicas para veículos elétricos e cashback, ampliando as possibilidades para os consumidores.