Nesta quinta-feira, dia 26, o governador Elmano de Freitas (PT) juntamente com a vice-governadora, Jade Romero anunciou que a rede pública estadual terá, neste ano de 2023, mais 80 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs). Isso significa mais de 70% da rede escolar funcionando em jornada ampliada no novo ano letivo. O evento também contou com a presença da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, da comunidade escolar e outras autoridades.
“Em 2023, com mais 80 EEMTI, o Ceará passará a contar com 472 unidades com a jornada ampliada. Política educacional prioritária, a partir desta ampliação, 7 em cada 10 unidades passam a ofertar o ensino em tempo integral no Ceará. Ou seja, 71% da rede estadual proporciona uma jornada de sete a nove horas diárias, com até três refeições”, falou Jade Romero.
Desde o ano de 2016, esse é o anúncio com o maior número de escolas em tempo integral feito pelo Estado.
“A educação cearense segue sua trajetória de excelência, sempre ofertando um serviço cada vez melhor para a juventude cearense. Agradeço aos diretores, professores, profissionais de apoio, estudantes e todos os que que constroem a educação do Ceará”, disse o governador.
A ampliação abrange 66 municípios, dos quais 27 recebem este tipo de unidade escolar pela primeira vez. Agora, o Ceará possui 472 unidades escolares de jornada ampliada, sendo 131 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e 341 EEMTIs, contemplando mais de 140 mil estudantes em 165 municípios.
O governador expos sua felicidade e orgulho da cultura de ensino em tempo integral que está sendo construída no Ceará. “Nosso sonho é que isso aconteça da creche até o final do Ensino Médio. Queremos ser uma rede de educação de referência para o mundo”, disse Elmano.
No cenário atual, sete em cada dez escolas de Ensino Médio passam a ofertar o ensino médio em tempo integral no período letivo de 2023, que começa na próxima segunda-feira, dia 30.
As EEMTIs contam com currículo composto de formação geral básica e itinerários formativos, contendo disciplinas eletivas e projeto de vida. Já as escolas profissionais ofertam o Ensino Médio integrado a cursos técnicos. Para essa expansão em 2023, o Governo do Ceará investe R$ 300 milhões. Além do Ensino Médio, o Governo também apoia a universalização do tempo integral nas escolas de Ensino Fundamental das redes municipais cearenses.