O governador do Ceará, Elmano de Freitas, autorizou nesta quinta, dia 22, a realização de aproximadamente 13.500 novas cirurgias eletivas no estado. A ação amplia os atendimentos, que passam a ser realizados também em unidades públicas e filantrópicas, além da rede privada.
O edital contempla quatro especialidades médicas: cardiologia (adulto e pediátrica), ortopedia, endometriose e oftalmologia. De acordo com o governador, anteriormente, o credenciamento para cirurgias extras era restrito apenas às instituições privadas.
Elmano informou que “só neste ano, já superamos 44 mil cirurgias realizadas pela rede estadual. Desde o início da gestão, já são mais de 324 mil procedimentos”. A medida tem como objetivo reduzir as filas e melhorar o acesso da população aos serviços de saúde.
Os pacientes podem acompanhar sua posição na fila por meio da plataforma Saúde Digital. O cadastro no sistema exige informações como CPF, número de telefone, endereço e e-mail.
A plataforma também permite que os pacientes atualizem seus dados, o que facilita o contato para agendamento de consultas pré-cirúrgicas e orientações sobre os procedimentos.