Dragão do Mar celebra 26 anos com variada programação

As ações comemorativas circularão por comunidades vizinhas, como Poço da Draga, Moura Brasil e Graviola, fortalecendo vínculos e impulsionando o ecossistema criativo do qual faz parte.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Dragão do Mar celebra 26 anos com variada programação

As ações comemorativas circularão por comunidades vizinhas, como Poço da Draga, Moura Brasil e Graviola, fortalecendo vínculos e impulsionando o ecossistema criativo do qual faz parte.
Foto: reprodução/Governo do Ceará

Em 2025, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura celebra 26 anos de trajetória como um dos mais relevantes centros culturais do Ceará e do Brasil. Para marcar a data, o Dragão propõe uma comemoração que extrapola seus limites físicos, ocupando os territórios vizinhos e reafirmando sua vocação como espaço público de encontros, escuta e diversidade.

Este ano, a festa se desdobra em novos palcos e se projeta para além de seus muros. A expansão territorial reforça um dos princípios que direcionam sua atuação: a cultura como direito e o Dragão como elo entre pessoas, lugares e saberes. As ações comemorativas circularão por comunidades vizinhas, como Poço da Draga, Moura Brasil e Graviola, fortalecendo vínculos e impulsionando o ecossistema criativo do qual faz parte.

A programação tem como um dos destaques o dia 27 de abril, com uma grande festa no Poço da Draga, comunidade historicamente ligada ao Dragão. Ao longo do domingo, o público poderá conferir uma série de atrações que celebram a diversidade musical e cultural do Ceará. A festa começa ao meio-dia com uma roda de choro do grupo Não Insistas, Rapariga!, seguida de apresentação musica de Sérgio Krakowski & Convidados, com nomes como Arismar do Espírito Santo, Márcio Resende e Tauí Castro. Em seguida, o palco recebe a Festa Crioula, coletivo artístico de Fortaleza que surgiu para celebrar corpos negros e LGBTQIA+ na cidade, com participação do coletivo Princesinha de Favela. A tarde segue com o Na Ponta da Agulha e se encerra com o Deixe com Elas, ambos coletivos tradicionais de DJs de reggae de Fortaleza.

“Celebrar os 26 anos do Dragão do Mar extrapola a ideia de uma simples comemoração. É reafirmar nosso compromisso com a cultura como direito e com o território como extensão do nosso fazer. Ao levarmos a programação para comunidades vizinhas, como Poço da Draga, Moura Brasil e Graviola, reafirmamos o Dragão como um espaço vivo, que escuta, dialoga e se conecta com as pessoas e com a cidade”, destaca Camila Rodrigues, superintendente do Dragão do Mar.

Descentralização como celebração

Ainda em comemoração ao aniversário do Dragão do Mar, as ações de fortalecimento territorial ganham destaque com a realização de sessões experimentais de cinema comunitário, resultado do projeto Telas Plurais, desenvolvido pelo Cinema do Dragão, em parceria com o Núcleo de Articulação Territorial (NAT). O projeto Rede Telas Plurais é apoiado pela Secretaria da Cultura do Ceará, com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

Durante os meses de março e abril, a iniciativa promoveu formação qualificada na área de exibição, estimulando a criação e o fortalecimento de cineclubes locais. Já a partir desta semana, as comunidades recebem as primeiras sessões experimentais do projeto, reforçando o compromisso do Dragão em fazer da cultura um direito e da celebração, um gesto de aproximação.

No dia 24 de abril, às 18h, a comunidade Graviola recebe a sessão do CINE MANDINGA em frente ao Ponto de Cultura Viva Capoeira Viva. Serão exibidos os curtas Maré Capoeira, de Paola Barreto, e Ponte Metálica, de Felipe Bruno e Wes Maria. No dia 26 de abril, às 18h, no Poço da Draga, acontece no Pavilhão Atlântico o CINE FORMOSA, com exibição dos filmes Mutirão, de Lincoln Péricles; Rua Dinorá, de Natália Maia e Samuel Brasileiro; e Cores e Botas, de Juliana Vicente. Encerrando o ciclo de sessões, o bairro Moura Brasil recebe o CINE CHÊI DE CENA no dia 29 de abril, às 18h, no Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil (NUPAC), com exibições voltadas à sua comunidade. Já em maio, os territórios receberão um kit cineclubista com projetor, som e tela, visando a construção de um circuito de exibição entre salas públicas e espaços comunitários.

Programação e  fortalecimento do vínculo com os territórios

Enquanto a Praça Almirante Saldanha passa por reforma – com previsão de entrega para o segundo semestre de 2025, o Dragão do Mar segue fortalecendo os laços com a vizinhança e renovando o compromisso com a cidade. Além disso, os museus, planetário, cinemas e teatros continuam em pleno funcionamento, com entrada pelas avenidas Leste Oeste, 81, também conhecida como a entrada dos museus, e Pessoa Anta, 374, próxima à CAIXA Cultural Fortaleza.

“A expectativa é grande para o reencontro com a cidade e com tudo o que o Dragão representa: arte, afeto, pertencimento e transformação. Mais do que uma celebração, os 26 anos do Dragão do Mar reafirmam o papel estratégico do equipamento como agente cultural e articulador de redes, promovendo acessos e trocas entre o centro e seus entornos. Em movimento constante, o Dragão está mais vivo do que nunca”, finaliza Camila Rodrigues.

Serviço

Aniversário de 26 anos do Dragão do Mar

Programação do dia 27 de abril (domingo)
Local: Poço da Draga (próximo ao Centro Dragão do Mar)
Acesso gratuito

12h – Não insistas, Rapariga!, com participação especial de Samya Kassia

13h20 – Sérgio Krakowski

14h30 – Festa Crioula e Princesinha de Favela

16h20 – Projeto Na Ponta da Agulha

17h50 – Deixe com Elas

Sessões de cinema Telas Plurais
Acesso gratuito | Classificação indicativa livre

24 de abril (quarta-feira), 18h
CINE MANDINGA
Local: Comunidade Graviola, em frente ao Ponto de Cultura Viva Capoeira Viva
Filmes:

  • Maré Capoeira, de Paola Barreto
  • Ponte Metálica, de Felipe Bruno e Wes Maria

26 de abril (sexta-feira), 18h
CINE FORMOSA
Local: Pavilhão Atlântico – Poço da Draga
Filmes:

  • Mutirão, de Lincoln Péricles
  • Rua Dinorá, de Natália Maia e Samuel Brasileiro
  • Cores e Botas, de Juliana Vicente

29 de abril (segunda-feira), 18h
CINE CHÊI DE CENA
Local: Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil (NUPAC) – Bairro Moura Brasil
Filmes com curadoria voltada à comunidade local

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.