O Ceará realiza neste sábado (10) o Dia D de vacinação contra a influenza, com aplicação do imunizante em todo o estado. A ação é voltada exclusivamente aos grupos prioritários, como crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores da saúde, entre outros.
Segundo Ana Karine Borges, coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde (Sesa), “essa vacina tem o objetivo de evitar formas graves e hospitalizações pela influenza”. A gestora explica que a campanha no estado foi antecipada para 31 de março, antes da estratégia nacional, iniciada em 7 de abril. Até agora, mais de 500 mil pessoas já foram vacinadas no Ceará.
A vacina utilizada é trivalente, com cepas dos vírus H1N1, H3N2 e B/Victoria, conforme especificado pela Anvisa. A proteção ocorre de duas a três semanas após a aplicação. Segundo a Sesa, a vacinação nas escolas também tem sido utilizada para ampliar a cobertura, com 400 unidades escolares atendidas nos últimos dois meses.
Além da vacina contra a gripe, os postos de saúde disponibilizarão imunizantes de rotina, como poliomielite, tríplice viral, hepatite, meningite, HPV e Covid-19. Em Fortaleza, o Vapt Vupt Papicu, no shopping RioMar Fortaleza, funcionará como ponto de vacinação, das 10h às 16h.
A coordenadora reforça que a vacinação dos grupos prioritários contribui para a chamada imunidade coletiva. “A população em geral acaba sendo beneficiada também, porque reduzimos a carga viral, gerando uma proteção coletiva, a chamada imunidade de rebanho”, afirma.