A cruz original usada na primeira missa realizada no Brasil chega a Fortaleza nesta sexta-feira, dia 25, e estará presente no Santo Rosário da Madrugada, às 4h, com a participação do arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão.
A capital cearense é uma das cerca de 20 cidades escolhidas para receber a relíquia de ferro, vinda de Portugal, em comemoração aos 525 anos da missa celebrada em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, em 26 de abril de 1500.
Com aproximadamente 40 centímetros de altura, a cruz pertence ao acervo do Museu do Tesouro da Sé de Braga, em Portugal. Temporariamente, ela está em visita ao Brasil como parte do evento “Brasil com Fé – Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”.
A iniciativa é promovida pelo Movimento Brasil com Fé, em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor, e ocorre entre os dias 12 e 27 de abril.
Após a passagem por Fortaleza, a cruz seguirá para outras cidades brasileiras que integram o roteiro da programação religiosa alusiva ao marco histórico do início do catolicismo no país.