Search
Close this search box.

Coronel Sinval da Silveira Sampaio assume comando-geral da PMCE

Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Coronel Sinval da Silveira Sampaio assume comando-geral da PMCE

Foto: reprodução/Governo do Ceará

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) passou a contar, oficialmente, com um novo comandante-geral: o coronel Sinval da Silveira Sampaio. A solenidade de passagem de comando ocorreu, nesta quinta-feira, dia 6, no Quartel do Comando Geral (QCG) da PMCE, que fica no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), com as presenças do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá. O evento teve ainda a participação da cúpula da Segurança Pública, de oficiais, de outras autoridades e representantes civis e militares.

O governador Elmano de Freitas, que foi recebido na solenidade com honras militares, destacou que a presença de autoridades e representantes de diversos setores públicos do Ceará na transmissão do cargo de comandante-geral da PMCE, mostra o quão honrada é a Polícia Militar do Ceará (PMCE) para a população.

“Como primeiro ponto que gostaria de destacar aqui é o trabalho realizado por todos os comandantes que passaram pela instituição Polícia Militar do Ceará, pois se hoje, na passagem do cargo de comandante-geral da Polícia Militar, por dever tem de estar apenas o governador, mas estão presentes todos os Poderes do estado do Ceará, é porque esta instituição é respeitada por esses Poderes. Governadores passam, parlamentares passam, comandantes passam, mas a instituição Polícia Militar do Ceará fica. E o que mais me orgulha é poder dizer que esta Polícia Militar está cada vez mais forte, cada vez mais robusta, cada vez mais capaz da realização de ações daquilo que o seu comando pretenda ou planeje, e eu considero isso muito importante”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Boas-vindas ao novo comandante

Em sua fala, o gestor da SSPDS, secretário Roberto Sá, agradeceu aos trabalhos realizados pelo ex-comandante da Polícia Militar e deu as boas-vindas ao novo comandante-geral. “Hoje é dia de celebração da trajetória da vida pessoal e profissional do coronel Klênio Savyo, que se despede, e de honrar a chegada do homem e do profissional coronel Sampaio, que chegou. Agradecemos em primeiro lugar a Deus e às nossas crenças, mas agradecemos também ao governador Elmano de Freitas, que sem a decisão deste homem, que nos comanda, eu e os senhores e senhoras talvez não estaríamos aqui. Mas nós estamos aqui para tomar decisões e cuidar da segurança, da paz e da tranquilidade da nossa população cearense. Governador, muito obrigado pelo convite, pela autonomia, pelos ensinamentos, pelas diretrizes, pelo apoio permanente a todas as nossas demandas das Forças de Segurança”.

“A gente sempre quer melhorar e a gente está em busca permanente de combater o crime, obedecendo os ditames legais; obedecendo os primários dos princípios dos direitos humanos; defendendo a nossa tropa, os nossos policiais; buscando e batalhando todos os dias para melhorar e aumentar a dignidade e as condições de trabalho, mas no Brasil fazer isso, senhoras e senhores, não é fácil. Então, coronel Klênio, muitíssimo obrigado pela sua vida, pela sua dedicação, pelos seus 33 anos de serviço e pelos momentos que passamos juntos aqui. E passo agora a desejar ao coronel Sampaio que se soma a esse time da madrugada, esse time que não dorme, que não come, que não vê família, mas que luta para dar aos senhores e as senhoras que estão nas ruas executando as nossas estratégias, condições; dignidade; respaldo legal, moral, econômico, financeiro, tecnológico e respaldo estratégico para enfrentar essa criminalidade”, concluiu o secretário da Segurança Pública, Roberto Sá.

Na cerimônia de passagem de comando, o coronel Klênio Savyo destacou os momentos que percorreu dentro da Polícia Militar do Ceará até se tornar comandante-geral durante os últimos dois anos. “Do dia 4 de janeiro de 2023 a 4 de janeiro de 2025, ou seja, durante dois anos, acredito ter dado o meu melhor e ainda tinha mais. Não descansei um dia, um minuto, um segundo. Procedi assim não para enaltecer o nome do comandante Klênio Savyo, mas para agradecer a corporação, prestando o melhor serviço ao nosso povo e honrar aqueles que me deram a oportunidade de estar aqui nesse momento”, ressaltou o coronel da PMCE.

Novo comandante da PMCE

O novo comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Sinval Sampaio, ingressou na corporação em 1994 e ascendeu ao posto de coronel em 2024. Bacharel em Segurança Pública pela Academia General Facó e bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul, o novo comandante-geral tem especializações em Ciências Jurídicas (Universidade Cruzeiro do Sul) e em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Universidade de São Paulo). Tem carreira de operações e gestão de segurança pública desenvolvida por mais de 30 anos, com atuação em diversos setores da PMCE, da SSPDS e da Casa Militar do Governo do Ceará.

Na Polícia Militar do Ceará, até o momento, comandava o 2º Comando Regional de Polícia Militar (2º CRPM, na Região Metropolitana de Fortaleza). O coronel Sampaio foi comandante do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do 1º Comando Regional de Polícia Militar (Comando de Policiamento da Capital) e do então Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). Foi chefe da Assessoria de Inteligência (Asint) da PMCE e atuou na Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. E integrou, também, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do CPChoque e a 1ª Companhia do 5º Batalhão (Aldeota).

O novo coronel comandante-geral da PMCE tem cursos de: Resgate de Reféns; Swat School; Anti-sequestro; Anti-bombas; Especial de Inteligência; Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário; Segurança de Dignitários; Gerenciamento de Crises; Ocorrências Envolvendo Bombas e Explosivos; Intervenções em Bombas e Explosivos; Inteligência de Segurança Pública; Planejamento Estratégico; Financial Investigativo; Políticas Públicas de Segurança Pública; e Crimes Cibernéticos. Fez estágio em: Adaptação à Caatinga; Ações de Choque; e Operações Táticas.

“Com gratidão, hoje, 31 anos depois, posso olhar para trás e ver que tudo valeu a pena. Não somente porque alcancei o posto mais cobiçado por aqueles que amam a essa instituição, e que buscam fazê-la sempre melhor. Aqui, seria impossível citar aqui todos os profissionais, mas não poderia deixar de homenagear aqueles que passaram pelo meu caminho e deixaram marcas de amor à Polícia Militar do Ceará. Muito obrigado, excelentíssimo senhor governador Elmano de Freitas. Muito obrigado, excelentíssimo senhor secretário da Segurança Pública, Roberto Sá. Tenho que agradecer também a todos esses homens e mulheres que buscam a preservação da ordem pública estabelecida pela Constituição Federal de 1988. Não só porque cumprem o que está previsto na Constituição, mas que se alimentam da máxima que diz: ‘o homem só por querer faz mais que dez por dever’, e nós somos os que queremos fazer. Polícia Militar do Ceará. Raça de fortes, povo de bravos”, ressaltou o coronel Sampaio, em seu primeiro discurso como novo comandante-geral da PMCE.

Também participaram da solenidade, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Leonardo Barreto; e o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa.

A cerimônia contou, ainda, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; do procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley de Carvalho Filho; do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Mauro Liberato; da defensora-geral do Ceará, Sâmia Farias; da presidenta do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), desembargadora Fernanda Maria Uchôa; do secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP/CE), Mauro Albuquerque; da secretária da Diversidade do Ceará (Sediv), Mitchelle Meira; da secretária dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), Socorro França; e do secretário de Segurança Cidadã (Sesec) de Fortaleza, coronel Márcio Oliveira.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.