A Conmebol anunciou nesta quarta-feira, dia 30, a decisão de considerar o Fortaleza vencedor por 3 a 0 da partida contra o Colo-Colo, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O jogo, realizado em 10 de abril, foi interrompido por conta de atos de violência praticados por torcedores do clube chileno. A comissão disciplinar da entidade também aplicou sanções ao Colo-Colo.
Além da derrota, o time chileno deverá disputar os próximos cinco jogos organizados pela Conmebol como mandante com portões fechados. Também está proibido de comercializar ingressos para torcedores visitantes no mesmo número de partidas. Como penalidade financeira, o Colo-Colo foi multado em 80 mil dólares, valor equivalente a cerca de R$ 454 mil. Cabe recurso, que pode ser apresentado em até sete dias corridos.
Com os três pontos concedidos pela decisão, o Fortaleza subiu da última para a terceira colocação do Grupo E, com quatro pontos em três jogos. O saldo de gols do clube também foi ajustado, passando a zero — com quatro gols marcados e quatro sofridos.
Em nota oficial, o Fortaleza declarou: “Foi declarado vencedor da partida contra o Colo-Colo pelo placar de 3×0, em decorrência dos atos de violência praticados pela torcida adversária”. O clube também agradeceu o apoio da CBF e reafirmou seu repúdio à violência no futebol, defendendo o esporte como espaço de “paixão, respeito e união entre os povos”.
O próximo compromisso do Tricolor do Pici será justamente contra o Colo-Colo, agora em casa, na Arena Castelão, na terça-feira, dia 6, às 21h30min.