Nesta sexta-feira, dia 3, o Governo Federal decidiu postergar em todo o território nacional a realização das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) devido às chuvas no Rio Grande do Sul. O certame, que é o maior planejado no Brasil, estava agendado para domingo, dia 5.
Anteriormente, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, havia comunicado que o governo estava considerando a possibilidade de adiar as provas no Rio Grande do Sul. Neste estado, há 86 mil candidatos registrados para realizar o exame em dez cidades gaúchas.
O CPNU é o concurso com o maior contingente de candidatos já visto no país. Em âmbito nacional, serão utilizados 3.665 locais para aplicação das provas e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no processo seletivo concorrerão a 6.640 vagas disponibilizadas por 21 órgãos públicos federais.
Inundações
Um boletim divulgado pela Defesa Civil estadual na manhã de hoje registra 31 óbitos devido às chuvas em todo o estado. Além disso, há 74 pessoas desaparecidas e 56 feridas. Até o momento, 235 municípios foram impactados pelas tempestades, afetando um total de 351.639 pessoas. Dentre elas, 17.087 estão desabrigadas e 7.165 estão em abrigos. O governador Eduardo Leite afirma que esses números devem aumentar nos próximos dias.