O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta terça-feira, dia 15, a abertura de concurso público com 500 vagas para o cargo de oficial investigador da Polícia Civil do Estado. O edital será publicado ainda hoje no Diário Oficial do Estado.
As inscrições estarão abertas de 2 a 16 de maio. O cargo exige nível superior, e o salário inicial é de R$ 6.732,71. Segundo o governador, o processo seletivo será dividido em quatro etapas: prova escrita (objetiva e subjetiva), teste de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social.
Durante o anúncio, feito nas redes sociais direto do Palácio da Abolição, Elmano destacou que o novo cargo unifica as antigas funções de inspetor e escrivão da Polícia Civil, conforme lei recentemente aprovada pela Assembleia Legislativa. “Hoje à noite você, interessado, já poderá ter acesso ao edital e começar a se preparar”, afirmou.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutierrez, e o diretor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Leonardo Barreto, também participaram do anúncio e reforçaram a importância do concurso para reforçar a segurança pública no estado.
Além deste certame, o governo estadual também lançou recentemente concursos para outras áreas da segurança. As inscrições para o concurso de soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com 1.000 vagas, abrem no próximo dia 22. Já o processo seletivo para delegado da Polícia Civil, com 100 vagas e mais 200 em cadastro reserva, teve as inscrições encerradas no último dia 11.