A Companhia Docas do Ceará celebrou contrato com a Somos Um – entidade especializada em gerar oportunidades de negócios de impacto social, com o propósito de reduzir desigualdades.
Fundada, em 2017, pela empreendora social Ticiana Rolim Queiroz, a Somos Um mapeará oportunidades de negócios, a partir das vocações dos moradores dos bairros próximos à sede administrativa da CDC: Mucuripe, Vicente Pinzón e Cais do Porto – região com 280 mil habitantes, o que representa 11,5% da população de Fortaleza, segundo dados do IBGE.
A Somos Um prestará um serviço constituído por quatro fases: a coleta de dados e reconhecimento da comunidade; o aprofundamento dos conhecimentos, a partir de entrevistas com os moradores; a realização de oficinas participativas e a sistematização e apresentação dos resultados e do projeto. Essa interação proporcionará um diagnóstico das potencialidades econômicas, sociais e culturais desses bairros.
Isso revelará possíveis talentos, em diferentes áreas.A Organização Social foi contratada pela Companhia Docas do Ceará, em função de sua expertise: é signatária do Pacto Global da ONU – inciativa de sustentabilidade corporativa que busca mobilizar empresas para que integrem seus negócios aos princípios de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anti-corrupção. A Somos Um e o Pacto Global da ONU já realizaram eventos juntos, como o Conexão ODS, ocorrido, em Fortaleza, em agosto, do ano passado.
“A parceria da Docas com a Somos Um faz parte da nossa estratégia de cumprimento da agenda ESG. A pauta Social requer ações que melhorem nossas relações com os funcionários, com os clientes e com a comunidade. Depositamos na Somos Um nossa confiança de que reforçaremos a responsabilidade social da CDC, como porto-cidade, perante a população do Mucuripe”, comentou o Diretor-Presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes, durante evento de apresentação do projeto à equipe diretiva da CDC.