O Ceará obteve o terceiro maior crescimento no volume de vendas do comércio varejista em fevereiro deste ano, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira, dia 9. O Estado registrou um avanço de 8,9% nas vendas em relação ao mesmo mês do ano anterior, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul (9,5%) e Amapá (9,2%).
Na comparação com janeiro de 2025, também houve expansão de 1,8%, a terceira maior variação do País no período, sendo superado apenas por Rondônia (4,5%) e Amazonas (2,5%). Em 2024, o comércio cearense já havia ficado em 7º lugar entre os estados com maior crescimento, com alta de 7,4% nas vendas.
Em nível nacional, o comércio varejista cresceu 0,5% em fevereiro, após variação de 0,2% em janeiro, encerrando um período de quatro meses de estabilidade. Os destaques foram os segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%) e móveis e eletrodomésticos (0,9%). Já o setor de livros, jornais, revistas e papelaria registrou queda de 7,8%.
O comércio varejista ampliado nacional teve variação negativa de 0,4% em fevereiro, após crescer 2,7% em janeiro. No acumulado do ano, tanto o varejo restrito quanto o ampliado apresentaram crescimento de 2,3%. Na comparação anual, as vendas cresceram 1,5% no varejo restrito e 2,4% no ampliado, indicando recuperação gradual do setor.