Search
Close this search box.

Chuva de 172mm em Aquiraz é a 3ª maior da história da cidade e causa transtornos

A correnteza causou vários transtornos em residências na cidade
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Chuva de 172mm em Aquiraz é a 3ª maior da história da cidade e causa transtornos

A correnteza causou vários transtornos em residências na cidade
Foto: Thiago Gadelha

Durante a madrugada e o início da manhã desta quarta-feira, dia 19, uma forte chuva atingiu o município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), no período entre as 7h de terça-feira e as 7h de quarta, o volume de chuva registrado foi de 172,4 mm, tornando-se o terceiro maior já registrado na cidade,

Uma análise feita pelo Diário do Nordeste com base nos microdados de três postos de coleta da Funceme revelou que o mais antigo deles possui registros desde 1979. Os dados indicam que, antes desse episódio, a maior precipitação deste ano em Aquiraz havia ocorrido em janeiro, com 146 mm de chuva.

As cinco maiores chuvas registradas no município até o momento são:

  • 7 de março de 2004 – 228 mm
  • 5 de janeiro de 2011 – 174 mm
  • 19 de fevereiro de 2025 – 172,4 mm
  • 24 de abril de 2020 – 170 mm
  • 31 de março de 2016 – 163,2 mm

Além disso, em 2 de abril de 2016, foram registrados 150 mm, e em 15 de janeiro de 2025, 146 mm. O maior volume de chuva já registrado em Aquiraz ocorreu em março de 2004, um período marcado por intensas precipitações em todo o estado do Ceará. Na época, as chuvas ajudaram a encher os açudes Orós e Castanhão, além de provocar inundações no vale do Jaguaribe, fenômeno associado a frentes frias intensas que formaram um grande vórtice ciclônico (VCAN) sobre o Nordeste, conforme descrito no glossário da Funceme de 2018.

A segunda maior precipitação ocorreu em 2011, há 14 anos. Já a chuva desta quarta-feira foi favorecida pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está posicionada sobre a faixa litorânea e contribui para o aumento das precipitações na região, segundo a Funceme.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.