O Ceará registrou chuvas em 103 cidades entre as 7 horas da segunda-feira, dia 21, e as 7 horas da terça-feira, dia 22. As precipitações ocorreram com maior intensidade nas regiões do Litoral Norte, Maciço de Baturité, Cariri, Ibiapaba e Litoral do Pecém, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
O maior volume de chuva foi registrado no posto Açude Várzea da Volta, em Moraújo, com 115 milímetros. Também se destacaram os municípios de Guaiúba (90 mm), Alcântaras (88,8 mm), Mauriti (83,2 mm), Coreaú (74 mm) e Mucambo (72 mm). Outros registros relevantes ocorreram em Groaíras (71,5 mm), Tejuçuoca (65 mm), Frecheirinha (63 mm), Granja (62 mm) e Sobral (56,3 mm).
Segundo a Funceme, há possibilidade de chuvas em todas as macrorregiões do Estado, com destaque para aumento de nebulosidade e precipitações no centro-sul cearense. No entanto, para esta quarta-feira, 23, a previsão é de redução das áreas com chuva, especialmente no centro-sul. Na região centro-norte, permanece a possibilidade de chuvas ao longo do dia.
A ocorrência das chuvas está associada ao deslocamento de áreas de instabilidade formadas sobre o oceano, influenciadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), conforme apontam os meteorologistas.
Em relação à capital, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperaturas entre 25°C e 29°C nesta terça-feira, 22.
A previsão indica céu nublado, com pancadas de chuva, trovoadas isoladas e ventos de fraca intensidade durante os turnos da manhã, tarde e noite.