Nesta sexta-feira, dia 26, será realizada a cerimônia de abertura inédita das Olimpíadas de Paris 2024, a partir das 14h (horário de Brasília). Pela primeira vez, o evento será realizado em um local aberto ao público e de forma gratuita.
O Rio Sena, um dos pontos turísticos mais icônicos da França, será o palco para a recepção das 205 delegações que desfilarão em 85 barcos. O objetivo do Comitê Organizador é mostrar a integração entre a cidade e o espírito olímpico.
O desfile está previsto para começar às 14h30, na Ponte Austerlitz. Em um trajeto de 6 km, os atletas passarão por pontos turísticos locais e sentirão o calor da população, já que esta é a primeira Olimpíada pós-Covid. Além disso, 80 telões estarão espalhados ao longo do percurso para exibir o evento. O destino final será o Trocadero, onde haverá shows e o encerramento da cerimônia. A imprensa norte-americana e francesa afirmam que Lady Gaga e Celine Dion serão atrações da festa.
Serão 19 dias de competições na França, com atletas de mais de 200 países participando em 45 modalidades. A grande novidade do programa olímpico de 2024 é o Breaking. Além disso, a Canoagem Slalom, a Vela e a Marcha Atlética ganharam novas provas. As disputas serão coletivas e individuais, divididas em categorias masculinas, femininas e mistas. Ao todo, estarão em jogo 5.084 medalhas. Historicamente, o Brasil conquistou 150 medalhas nos Jogos Olímpicos: 37 ouros, 42 pratas e 71 bronzes. Os Jogos de Paris terminarão em 11 de agosto.
A delegação brasileira é composta por 276 atletas, a quarta maior da história, e pela primeira vez, o grupo tem uma maioria de mulheres (153). O Brasil competirá em 39 modalidades, e o objetivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é superar a marca de Tóquio, onde o país conquistou 21 medalhas, incluindo sete ouros.
O Brasil tem fortes candidatos à medalha em várias modalidades, como Beatriz Ferreira (boxe), Rayssa Leal (skate street), Gabriel Medina (surfe), Alisson dos Santos “Piu” (atletismo), Rebeca Andrade (ginástica artística), Isaquias Queiroz (canoagem), Ana Marcela Cunha (natação), Hugo Calderano (tênis de mesa), Marcus D’Almeida (tiro com arco), Mayra Aguiar (judô), além do time de vôlei feminino.
Uma presença marcante é a de Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo. A camisa 10 do Brasil está participando de sua sexta Olimpíada. A seleção feminina, comandada por Arthur Elias, venceu a Nigéria na estreia da competição, com um gol de Gabi Nunes e uma assistência da Rainha. Marta, de 38 anos, declarou que este será seu último ano vestindo a camisa da Canarinho.
Outro nome de destaque na delegação é o de Rodrigo Pessoa. O cavaleiro se tornará o primeiro brasileiro a participar de oito edições das Olimpíadas. Ele competiu pela primeira vez em Barcelona 1992 e conquistou uma medalha de ouro em Atenas 2004, além de dois bronzes em Atlanta 1996 e Sydney 2000.
O Estado do Ceará será representado por seis cearenses: Vittória Lopes e Manoel Messias (Triatlo), Adriana “Doce” Cardoso (Handebol), Thiago Monteiro (Tênis), e Matheus Lima (Atletismo). Eliana Bandeira, do atletismo, é outra cearense que participará dos Jogos de 2024, representando Portugal.