O papa Francisco foi sepultado neste sábado, dia 26, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Segundo informações do Vaticano, o próprio pontífice havia pedido para ser enterrado no local. O cortejo fúnebre levou o caixão até a igreja após a cerimônia.
O funeral aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, e contou com a presença de mais de 250 mil pessoas e dezenas de chefes de Estado, segundo a Santa Sé. A cerimônia, que teve duração de 2 horas e 10 minutos, começou com a Missa de Exéquias, dedicada aos fiéis falecidos.
De acordo com a agência de notícias Reuters, a celebração foi concelebrada por 220 cardeais, 750 bispos e padres próximos ao altar, além de outros 4 mil padres espalhados pela praça. As autoridades limitaram o acesso de público e instalaram barreiras para conter os enlutados. Um corredor de segurança foi montado na divisa do Vaticano com a Praça Pio XII para a circulação das autoridades.
O caixão do papa Francisco foi fechado na sexta-feira (25) em uma cerimônia privada com cardeais. Um Livro dos Evangelhos foi colocado sobre o caixão, que foi carregado pelos Cavalheiros de Sua Santidade.
Com a escolha do local de sepultamento, Francisco se tornou o primeiro pontífice em cerca de 100 anos a ser enterrado fora do Vaticano. Em comparação a funerais anteriores, o papa Bento XVI reuniu cerca de 50 mil pessoas em 2023 e o papa João Paulo II, aproximadamente 300 mil em 2005.