Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), divulgou, na última sexta-feira, dia 13, o balanço parcial do Centro de Eventos do Ceará (CEC). Até 31 de dezembro, data prevista para o último evento de 2024, o equipamento deve registrar o maior número de eventos sediados da década, consolidando seu papel de destaque no Nordeste como principal indutor do turismo de negócios.O crescimento estimado para este ano é de 7% no número de eventos realizados, totalizando 130, ante 122 no ano passado.
Com o resultado de 2024, o CEC alcança seu melhor desempenho da década, superando o recorde de 2015, quando foram realizados 125 eventos.Em relação ao público nos pavilhões, a Setur estima que até o fim do ano o número total de visitantes chegue a 672.900 pessoas. Esse valor representa um crescimento de 25% em comparação com o ano anterior.Entre os segmentos que mais atraíram público ao CEC, as feiras lideraram, com mais de 300 mil participantes ao longo do ano.
Também se destacaram congressos, eventos religiosos, corporativos e shows.Quando analisado o período de alta estação, o segundo semestre se mostrou mais promissor para o segmento. Entre os meses de setembro e outubro, o CEC registrou uma maior demanda, com mais de 220 mil pessoas participando de 31 eventos realizados.
Prêmios conquistados
Pelo seu protagonismo, o CEC também conquistou importantes prêmios, o que reforça sua posição de destaque no cenário turístico e de negócios. Pelo segundo ano consecutivo, o equipamento recebeu o Jacaré de Ouro do Prêmio Caio, na categoria “Centro de Convenções de Grande Porte do Nordeste”. Considerado o “Oscar” do turismo de negócios, o prêmio homenageia os melhores espaços para eventos no Brasil.Além disso, o CEC foi agraciado como “Equipamento Turístico Destaque de 2024” pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Ceará (ABAV-CE), um reconhecimento que celebra as iniciativas que impulsionam o turismo regional e fortalecem a economia do estado.