O Centro de Design do Ceará, conhecido como Kuya, abriu inscrições para três cursos e cinco oficinas voltadas à moda, costura, customização e sustentabilidade. As ações formativas integram a programação da semana de moda negra, indígena e periférica. As inscrições seguem abertas até o dia 14 de maio por meio de formulário online disponível nas redes sociais da Kuya.
A realização é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Ceará, em parceria com o Instituto Mirante. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e com base nas políticas afirmativas do equipamento. A confirmação de participação será feita por e-mail.
Os cursos serão realizados entre os dias 20 e 25 de maio. Um dos cursos ocorrerá de 20 a 24 de maio, das 13h às 17h, no laboratório Envolver, do Sesc Panorama. Há dez vagas disponíveis para essa formação.
Outro curso será realizado de 22 a 24 de maio, das 9h às 13h, também no Sesc Panorama, localizado no bairro Moura Brasil. Além disso, o bairro Bom Jardim receberá o curso “Costura Afetiva: O retalho como memória”, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de maio, das 13h às 16h, no Giro Social.
A proposta é capacitar os participantes para desenvolverem itens de vestuário utilizando materiais sustentáveis e adaptáveis ao cenário de emergência climática.