O “Guinness World Records” anunciou nesta quinta-feira (28) que João Marinho Neto, natural do Ceará, é agora o homem mais velho do mundo, com 112 anos e 52 dias. O título foi oficializado após o falecimento do britânico John Tinniswood, antigo detentor do recorde, ocorrido na última segunda-feira (25).
Nascido em 5 de outubro de 1912, na cidade de Maranguape, região metropolitana de Fortaleza, João Marinho Neto vem de uma família de fazendeiros que se mudou para a zona rural de Apuiarés quando ele era criança. Hoje, ele tem sete filhos (uma filha já falecida), 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.
De acordo com o “Guinness”, João atribui sua longevidade à convivência com boas pessoas e ao carinho daqueles que ama.
Antes mesmo dessa confirmação, a organização LongeviQuest, especializada em monitoramento de supercentenários, já havia declarado que, em abril de 2024, João, com 111 anos, se tornou o homem mais velho da América Latina, após o falecimento do venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, que tinha 114 anos.
O “Guinness” também manifestou pesar pelo falecimento de John Tinniswood, dizendo: “Estamos entristecidos em saber da morte de John Tinniswood aos 112 anos… Nossos sentimentos estão com a família neste momento” (tradução livre).
Atualmente, João vive em um lar de idosos em Apuiarés devido a um problema de visão, único problema de saúde mencionado pela família.
“Ele está bem lá, se alimenta, dorme bem e reconhece todos. Mesmo com a visão comprometida, reconhece os filhos pela voz”, contou seu filho Marcos Vinícius.
Marcos também comentou sobre a alegria da família ao receber a notícia do recorde: “Estamos todos muito felizes, é uma conquista compartilhada por toda a família. Ter um pai com esse título é algo especial”.
João está ciente da conquista e frequentemente conversa sobre isso: “Ele sempre pergunta se há alguém com a mesma idade que ele, e eu respondo que não, não conheço ninguém”, concluiu Marcos.