A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) está desenvolvendo a IA-CE, primeira inteligência artificial do estado, em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O projeto aguarda a liberação de recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para que a fase experimental possa ser iniciada ainda este ano.
Segundo o presidente da Etice, Francisco Barbosa, a inteligência artificial será capaz de compreender o linguajar popular, permitindo que qualquer cidadão local obtenha respostas da IA-CE de acordo com sua maneira de se expressar.
O objetivo do projeto é estabelecer uma infraestrutura própria para a operação de modelos de linguagem de grande porte, instalada na Etice. A plataforma será utilizada na automação de atendimentos, fornecendo respostas em linguagem natural para consultas de cidadãos e servidores. Além disso, o sistema será personalizado com dados do governo estadual, garantindo governança e segurança no uso em larga escala por órgãos públicos.
“Isso vai reduzir custos de licenciamento e oferecer maior controle sobre os dados governamentais. O Estado vai customizar os modelos para atender a necessidades locais, alinhando-se às estratégias nacionais de inovação tecnológica e segurança digital.”, afirma o presidente da Etice.