O Ceará tem registrado um aumento significativo nas temperaturas desde o último domingo, dia 23, tendência que deve persistir até esta terça-feira, dia 25, conforme informa a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O fenômeno afeta principalmente regiões da Faixa Litorânea e do Centro-Sul, onde os termômetros estão marcando de 1°C a 3°C acima da média.
“Esse predomínio do tempo mais estável é por conta do afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas nessa época do ano. Ela está localizada agora a cerca de 2°N e 3°N, distante do estado, favorecendo esse aumento do predomínio do tempo estável”, explica o meteorologista da Funceme, Lucas Fumagalli.
A ZCIT é uma região próxima à linha do Equador, caracterizada por nebulosidade constante e pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. Seu afastamento contribui para condições de tempo mais seco e quente.
Estabilidade e previsão de chuvas isoladas
Nesta segunda-feira (24), a previsão indica chuvas apenas em algumas áreas da Ibiapaba, Litoral Norte e no norte do Sertão Central e Inhamuns. Esses eventos estão associados à formação de instabilidades e influência de fatores locais, como brisas, relevo e interação entre temperatura e umidade.
Para Fortaleza e Região Metropolitana, a expectativa é de predomínio de estabilidade, pouca nebulosidade e temperaturas elevadas, com chuvas isoladas apenas na terça-feira.
As temperaturas devem oscilar entre 31°C e 33°C, acompanhadas por ventos moderados, variando de 10 km/h a 25 km/h.
Macrorregiões como Litoral de Fortaleza, litoral da Jaguaribana, Cariri e o centro-sul do Sertão Central e Inhamuns também devem registrar aumento nas temperaturas. “Essas temperaturas à tarde podem subir bastante”, reforça Fumagalli.