O feriadão de Réveillon no Ceará deve ser bastante movimentado. De acordo com a Secretaria do Turismo (Setur), a expectativa do estado é receber 203 mil turistas desde a sexta, dia 29, até terça-feira, dia 2. Grande parte desses visitantes devem chegar ao estado via terrestre ou pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza. Para atender a demanda, 91 voos extras serão ofertados durante o período.
A informação é da Fraport-Brasil, empresa que administra o principal portão de entrada no estado, o aeroporto da capital.
As origens dessas conexões serão de importantes mercados emissores, como Manaus (14), Salvador (12), Recife (10), Rio de Janeiro (8), Uberlândia (4), Belo Horizonte (3), além de Belém (2) e Brasília (2). O estado de São Paulo concentra a maior oferta de voos extras, partindo de Campinas (20), Guarulhos (10), Ribeirão Preto (4) e São José do Rio Preto (2).
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, ressalta que a Setur realizou capacitações ao longo do ano nestes destinos. Ela defende que a ação foi importante para oferta de voos.
“Ao longo do ano, a Setur cumpriu a missão de fomentar mercados que são importantes para o turismo do nosso estado. Todo o trabalho de promoção realizado foi importante para oferta de voos que, consequentemente, devem trazer mais turistas ao destino para passar a virada do ano por aqui”, projeta.
Viagens rodoviárias
No período de Réveillon, cerca de 38.000 passageiros deverão embarcar pelos terminais rodoviários de Fortaleza entre os dias 29 de dezembro de 2023 e 2 de janeiro de 2024, o que representa um aumento de 22% em relação à média normal de fluxo, de acordo com a Socicam, empresa que administra os terminais.
Se comparado com 2022, neste ano, haverá uma expansão de 8% no número de passageiros. Os destinos mais procurados dentro do Ceará até o momento são Sobral, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Canindé e Quixadá.