A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgou, nesta sexta-feira, dia 25, o boletim semanal de balneabilidade das praias cearenses. Ao todo, 35 trechos do litoral do Ceará foram classificados como próprios para banho, com condições adequadas para o lazer da população.
Na capital cearense, oito trechos estão liberados para o banho de mar neste fim de semana. A maior concentração de pontos próprios está no setor Centro, que abrange as praias do Mucuripe, Meireles e Iracema, totalizando seis trechos adequados. No setor Leste, que contempla as praias do Futuro, Titanzinho e Abreulândia, apenas um trecho está próprio. Já no setor Oeste, que inclui as praias da Leste, Colônia, Pirambu e Barra do Ceará, nenhum ponto apresentou condições favoráveis para o banho. Veja quais são:
Leste
P. da Abreulândia – Na altura da rua Teófilo Ramos.
P. da Sabiaguaba – Na altura da rua Sabiaguaba.
Centro
P. do Meireles – Na altura da av. Desembargador Moreira. Próximo à Feirinha da Beira Mar.
P. do Meireles – Na altura da rua José Vilar. Próximo ao Posto Guarda-vidas 06.
P. do Meireles – Na altura da av. Rui Barbosa. No Aterro.
P. de Iracema – Na altura da Estátua de Iracema Guardiã. No Aterrinho.
P. de Iracema – Na altura da av. Almirante Tamandaré. Próximo à Ponte Metálica.
P. de Iracema – Praia dos Crush. Na altura do Centro Cultural Belchior
Oeste
Nenhum trecho foi classificado como próprio para banho.
Praias do Interior
O litoral Leste do estado apresenta 16 trechos próprios, com destaque para as praias do Iguape, Canoa Quebrada e Canto Verde. A Praia da Prainha, no entanto, apresentou resultado Em Alerta (EA). Por precaução, a Semace orienta que os banhistas evitem o banho neste local até nova atualização do boletim.
Já o litoral Oeste conta com 11 trechos adequados para os banhistas, entre eles as praias de Pecém, Paracuru e Icaraí de Amontada. As praias do Icaraí, Taíba e Mundaú foram consideradas impróprias para banho neste boletim e devem ser evitadas.
Metodologia
O boletim é elaborado pela equipe da Gerência de Análise e Monitoramento da Superintendência. Os técnicos da Geamo seguem os critérios de balneabilidade descritos na Resolução Conama Nº 274, de 29/11/2000. O documento está disponível no site e no aplicativo da autarquia.