No último mês de outubro, o Ceará foi o destino brasileiro com o maior percentual de entrada de turistas estrangeiros no país, segundo dados da Embratur, divulgados em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF).
No período, foram 10,46 mil visitantes de outras nações, representando um aumento de 49,53% em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento acompanha a tendência do acumulado nacional, que teve um acréscimo de 24% no balanço do mês.
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, ressalta o protagonismo do estado no cenário global. Ela ainda destaca às ações estratégicas de promoção e o fortalecimento do relacionamento com companhias aéreas para obtenção dos excelentes resultados.
“Todas as rotas internacionais do Ceará registraram incremento neste ano, fruto de um trabalho assertivo que realizamos para promover o destino e estreitar laços com as companhias aéreas. Essas ações têm nos permitido alcançar resultados expressivos, como liderar o percentual de entrada de estrangeiros no país e a movimentação internacional”, enfatizou.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a expectativa é que o Brasil, como um todo, supere a meta de turistas prevista para este ano. “Existe uma chance real de superarmos o recorde histórico, que é de 6,6 milhões, em 2018. Isso é resultado de um trabalho muito qualificado e técnico, realizado pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo, mas, principalmente, uma vitória de todos os empreendedores e trabalhadores que tão bem recebem os turistas estrangeiros de norte a sul do país”, pontuou.
Líder Norte-Nordeste
Na movimentação em voos internacionais, o Ceará também lidera entre os estados do Norte e Nordeste, pelo sétimo mês consecutivo. Em outubro, o estado registrou 41.662 passageiros, superando Recife (34.764) e Salvador (34.130). O protagonismo também é mantido no acumulado de janeiro a outubro, com números superiores aos demais estados de ambas as regiões.
Nova rota para o Chile
A mais recente expansão da malha aérea internacional do Ceará é o voo direto para Santiago, no Chile, inaugurado no último sábado (30). Com ocupação de 80%, a nova frequência tem duração média de 6h20 e é operado semanalmente. As partidas de Fortaleza ocorrem aos sábados, às 14h45 (horário local), enquanto os voos de retorno de Santiago são realizados aos domingos, às 6h (horário local).
A nova rota reduz em cerca de três horas o tempo médio de deslocamento entre a capital cearense e o Chile, em comparação com uma viagem com conexão no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.