Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgados nesta terça-feira, dia 19, confirmam a liderança do Ceará entre os destinos das regiões Norte e Nordeste com maior movimentação de passageiros em voos internacionais. Em outubro, pelo sétimo mês consecutivo, o estado registrou 41.662 passageiros, superando Recife (34.764) e Salvador (34.130).
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 38%. Em relação a ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia, o avanço foi de 6%, o que demonstra um cenário promissor para 2024. Atualmente, o Ceará ocupa a sétima posição no ranking nacional de movimentação internacional de passageiros.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado pelo sétimo mês consecutivo de liderança na movimentação de passageiros em voos internacionais. O Ceará possui belezas incontáveis, e temos buscado mostrar isso ao mundo por meio de ações estratégicas, que vêm apresentando resultados positivos”, avalia a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
Ela destaca ainda o trabalho de promoção turística e capacitação de agentes e operadores, realizado em feiras e roadshows. “Nossa política é uma das mais bem-sucedidas do país. Em várias feiras, o Ceará é o único estado brasileiro com estande próprio, bem posicionado, na vitrine do turismo internacional. Isso demonstra a força e a capacidade que temos para encantar o mundo”, complementa Yrwana.
Acumulado do ano
De janeiro a outubro, o Ceará também lidera a movimentação de passageiros em voos internacionais. Segundo a Anac, o estado registrou 346.526 passageiros, enquanto Salvador contabilizou 335.011 e Recife, 293.058.
Outro grande destaque comemorado pela Secretaria do Turismo (Setur) é a média de ocupação das aeronaves em voos internacionais. Em outubro, a taxa ficou em 87%, marcando um aumento expressivo em relação ao mês anterior, quando foi de 79%. Atualmente, o estado conta com voos para Lisboa (pela TAP), Miami (pela Latam), Orlando e Buenos Aires (pela GOL), além de cinco voos semanais para Paris, operados pela Air France.