Nos dias 28 e 29 de novembro, o Instituto Winds for Future, em parceria com o Global Institute for the Future of Tourism e com o apoio do Governo do Estado do Ceará, realizará a World Summit on Energy Transition (WSoET), um evento internacional sobre a transição energética no contexto das mudanças climáticas.
O encontro, que acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, será considerado o principal do Brasil neste ano sobre o tema e contará com palestras de especialistas nacionais e internacionais. A programação abordará soluções inovadoras para enfrentar as mudanças climáticas e promover a transição para uma matriz energética mais sustentável.
Nos últimos 30 anos, o Brasil, especialmente o Ceará, alcançou grandes avanços na transição energética, destacando-se recentemente na produção de hidrogênio verde na América Latina. Graças a essa trajetória, o Ceará foi escolhido como sede do WSoET, que reuniu autoridades, investidores e celebridades internacionais para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas à transição energética.
Entre os palestrantes estarão Ángel Gurría, ex-Secretário-Geral da OCDE, além de representantes da OEA, BID, CAF, e outros líderes de 22 países, incluindo ministros, ex-presidentes e especialistas em energia.
A Cúpula tem como propósito incentivar o desenvolvimento de tecnologias para o hidrogênio verde e outras formas de energia limpa, planejando construir uma matriz energética sustentável e de baixo impacto ambiental. Serão planejados temas como o desenvolvimento de um Roadmap para o setor, incentivo a clusters de energias renováveis, construção de infraestrutura, cadeia de suprimentos e criação de marcos jurídicos que impulsionem parcerias globais e acelerem esse processo.
O WSoET será uma plataforma de diálogo entre representantes da indústria, academia, governo e sociedade civil, focando na promoção de um modelo de transição energética inclusivo e sustentável. O evento também buscará inspirar novos atores a se envolverem, com debates sobre tendências globais e inteligência de mercado.
Além de criar uma agenda estratégica para o Brasil, a Cúpula enfatizará o papel que o Ceará poderá desempenhar como protagonista no cenário global, aproveitando seus abundantes recursos naturais – como vento, sol e mar – para se posicionar como um polo estratégico em energias limpas.
O evento contará com a participação de especialistas renomados e instituições de destaque e discutirá temas como inovação em energias renováveis, sustentabilidade e economia azul, com transmissão em português, inglês e mandarim.