Ceará autoriza construção de 39 escolas de tempo integral

Ação faz parte do plano de universalização do tempo integral na rede estadual até o próximo ano letivo
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Ceará autoriza construção de 39 escolas de tempo integral

Ação faz parte do plano de universalização do tempo integral na rede estadual até o próximo ano letivo
Foto: reprodução/ Governo do Ceará

Nesta quarta-feira, dia 2, o governador Elmano de Freitas assinou ordens de serviço para a construção de 39 novas escolas de tempo integral. A solenidade foi realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com as presenças de autoridades, profissionais da educação e estudantes.

O Governo do Ceará vai investir R$ 446,81 milhões na construção dessas 39 unidades da rede estadual que serão implantadas em 37 municípios. Os recursos são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Ao todo, serão 33 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) e seis Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). “Nós temos evidências de que o nosso aluno quando estuda na escola de tempo integral melhora o rendimento escolar, melhora a aprendizagem. Estamos muito animados de que isso representará uma grande mudança no padrão da qualidade da educação pública do Ceará”, acrescentou o governador, citando estudos do Banco Mundial sobre a formação de capital humano.

O Ceará tem a terceira melhor rede pública do Brasil no Ensino Médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Atualmente, mais de 75% da rede estadual funciona em jornada ampliada, com 513 escolas e 175.366 jovens cearenses estudando nessa modalidade de ensino.

Um deles é Victor Cauã Nascimento, de 16 anos, que cursa a 2ª série na Escola Estadual em Tempo Integral Monsenhor Aguiar, em Tianguá, na Serra da Ibiapaba. O jovem fala do apoio que recebe na escola para crescer e ser protagonista da própria história.

“Eu participo do projeto da banda de música. Também faço fotografia na escola, sou fotógrafo, e participo de várias outras coisas, como o C-Jovem, que é um projeto voltado para tecnologia. A escola me dá muitas oportunidades”.

A meta do Estado é chegar a 100% da rede em tempo integral no próximo ano letivo. Para isso, são projetadas 138 novas escolas. Mais de R$ 1,5 bilhão serão investidos na iniciativa.

“O tempo integral não é só questão de horário, é mais construção na escola, no dia a dia, com o currículo, as eletivas, cursos profissionalizantes. Quando a gente pensa em tempo integral tem que ser 100%”, defendeu a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela.

Cada nova unidade contará com estrutura moderna e adequada para o ensino em tempo integral, incluindo salas de aula, bibliotecas, laboratórios e quadras poliesportivas.

As obras serão supervisionadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). Filho de trabalhadores e com infância humilde, Valdeci Rebouças, titular da SOP, falou sobre transformar vidas por meio da educação.

“Nós [SOP e construtoras] não estamos construindo só um prédio, estamos construindo sonhos e transformação social para o Ceará. Meus pais e meus irmãos não tiveram a oportunidade de estudar em uma escola como as que a gente constrói”, enfatizou Valdeci.

A ação também é resultado do Regime de Colaboração firmado entre Estado e Municípios para o fortalecimento da educação desde a Educação Infantil até o ingresso no Ensino Superior. Os 37 municípios, por exemplo, doaram terrenos para a construção das unidades de ensino.

Vice-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), o prefeito de Ipaporanga, Antônio Amaro, ressaltou o orgulho que sente da escola pública do Ceará. “Fui aluno de escola pública. Hoje investimos para os nossos alunos aproveitarem a oportunidade”, registrou.

Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o deputado Romeu Aldigueri registrou a alegria de contribuir para o Ceará avançar no acesso ao ensino de qualidade. “Estamos construindo uma revolução. São escolas de primeiro mundo, com três refeições diárias. Só através da educação, que inclui e transforma, vamos fazer do Brasil e do Ceará lugares de primeiro mundo, e o Ceará está partindo na frente”, concluiu.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.