Em agosto deste ano de 2024, o Ceará alcançou uma redução de 75% nos crimes de feminicídio, resultado de uma maior integração entre as Forças de Segurança, diálogo intersetorial com órgãos aliados e investimentos contínuos. Este avanço se reflete na diminuição para um caso em agosto de 2024, comparado a quatro ocorrências no mesmo período do ano anterior. Em Fortaleza, a redução foi de 50%, com um feminicídio registrado em agosto de 2024, contra dois em 2023. Os dados foram coletados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e o Interior Norte apresentaram uma queda de 100% nos casos de feminicídio, sem registros em agosto de 2024, em comparação a um caso em cada região no ano anterior.
No acumulado dos primeiros oito meses de 2024, o Ceará apresentou uma redução de 25% nos casos de feminicídio, com 24 ocorrências, em contraste com 32 no mesmo período de 2023. Todas as regiões do estado registraram diminuição, com destaque para o Interior Norte, que teve uma redução de 40% nos feminicídios de janeiro a agosto, passando de dez casos em 2023 para seis em 2024. Em Fortaleza, a queda foi de 14,3%, com um caso a menos, totalizando seis feminicídios em 2024, contra sete em 2023. Na Região Metropolitana, a redução foi de 33,3%, com quatro casos em 2024, em comparação com seis no ano anterior. No Interior Sul, a queda foi de 11,1%, com oito casos em 2024, contra nove nos primeiros oito meses de 2023.
Investimentos
No último dia 6 de setembro, o Governo do Ceará entregou 51 novas viaturas para a Polícia Militar do Ceará (PMCE). Os veículos, do modelo Toyota Yaris, foram distribuídos para o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac/PMCE), Patrulha Maria da Penha e Ronda Escolar. Na ocasião, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, pontuou a importância do investimento para a proteção das mulheres. “Os dados do Fórum Nacional de Segurança Pública apontam, pelo segundo ano, que o Ceará é o estado com o menor número de casos de feminicídios. Isso não quer dizer que os dados nos acomodem, pois nos estimulam a trabalhar mais para que possamos reduzir a violência contra as mulheres no Ceará”, disse.
“O Governo do Estado investe nesses equipamentos mais novos, modernos, para dar dignidade ao policial, dar condições dele se deslocar até onde a população está e, especialmente, mulheres vítimas de violência, escolas e o patrulhamento comunitário”, reforçou, na ocasião, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá.
No mês anterior, em agosto de 2024, o Governo do Ceará, em parceria com o Ministério das Mulheres do Governo Federal, assinou a Carta de Compromisso – Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero. No mesmo evento, por meio de decreto, o governador Elmano de Freitas formalizou a criação do Núcleo Especializado de Atendimento e Enfrentamento à Violência Política de Gênero, no âmbito da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).