Caneta que detecta drogas em bebidas leva alunas do Ceará a competição nacional

O dispositivo detecta benzodiazepínicos e será apresentado na 23ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Caneta que detecta drogas em bebidas leva alunas do Ceará a competição nacional

O dispositivo detecta benzodiazepínicos e será apresentado na 23ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo.
foto reprodução

Cinco estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) José Maria Falcão, em Pacajus (CE), desenvolveram a Drug Test Pen, uma caneta capaz de identificar drogas em bebidas e prevenir o golpe “boa noite, Cinderela”. O projeto surgiu a partir do tema “Mulheres e Ciências: Caminhos para a Equidade de Gênero” da feira científica da escola. O dispositivo detecta benzodiazepínicos e será apresentado na 23ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo.

Para criar a caneta, as alunas pesquisaram quais substâncias são usadas para dopar vítimas e selecionaram um reagente colorimétrico seguro que reage a esses compostos. O funcionamento é simples: basta riscar um papel filtro ou guardanapo com a caneta e pingar algumas gotas da bebida suspeita. Se pontos pretos surgirem, há presença de substâncias dopantes. O resultado aparece em cerca de 10 segundos e o dispositivo pode ser reutilizado.

O diferencial do projeto está no baixo custo de produção, cerca de R$ 10, enquanto alternativas estrangeiras chegam a custar R$ 300. Segundo Maria de Fátima Rodrigues Xavier Soares, uma das criadoras, isso se deve ao reagente acessível e ao design simplificado da caneta. Além dela, a equipe é composta por Ana Clara Torres do Vale, Ana Letícia Sousa de Oliveira, Bianca Emanuelle da Silva Lino e Mariana Severiano Menezes, com orientação da professora Elly Hanna de Lima Sobrinho.

O projeto conquistou o segundo lugar na etapa regional do Ceará Científico e o terceiro lugar na mostra Ceará Faz Ciência 2024. Agora, as estudantes se preparam para a Febrace, onde terão a oportunidade de apresentar a inovação para um público maior e concorrer a prêmios, como bolsas de estudo e participação na Regeneron International Science and Engineering Fair 2025, nos Estados Unidos.

A 23ª Febrace será realizada de 25 a 28 de março na Universidade de São Paulo (USP), reunindo 300 projetos finalistas de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Ao todo, 18 trabalhos de estudantes cearenses disputarão prêmios em categorias como química, biologia, nutrição, eletrônica, educação e serviço social.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.